26 de março de 2011

"Chelsea on the Rocks" por António Reis

Chelsea Hotel - a lenda revista por Ferrara

De um cineasta que nos brindou com obras tão emblemáticas quanto "The Addiction"; "The Funeral" ou "Bad Lieutenant", e que com o seu universo de álcool, drogas, sexo, corrupção e crime criou o inconfundível estilo Ferrara, o que se poderia esperar? A idade prega destas partidas e Ferrara não resiste à tentação da nostalgia. Porqu "Chelsea Hotel" não é apenas mais um dos hotéis sem alma das grandes cidades, ele é o hotel da boémia nova iorquina, um ícone para os artistas e uma lenda viva onde as paredes transpiram aquelas pequenas histórias que fazem parte da História. Cantado por Leonard Cohen entre centenas de outros autores, local de estadias breves ou de moradas prolongadas de gente como Janis Joplis e Milos Forman, não admira que as paredes deste hotel tenham assistido a momentos íntimos únicos, pedaços de vida já famosa.

Na sua sobriedade de documentário, o que interessa a Abel Ferrara é captar o espírito do tempo que se perdeu e para isso presentear-nos com alguns dos famosos clientes deste hotel, cada um deles por si só uma personalidade da cultura. Desde Walter Cronkite, um jornalista que criou história, a William S. Burroughs, um dos mais fascinantes vultos da contra-cultura americana dos anos 60 que inspirou entre outros Cronenberg para "Festim Nu", sem esquecer Dennis Hopper, um dos seus frequentadores mais exuberantes, numa playing list invejável.

O tempo e a idade podem pesar a Ferrara numa altura em que a sua truculência cinéfila parece estar num parêntese criativo, mas a velhice tem destas vantagens. Quando se conviveu com a nata da cultura e se fez parte da história deste hotel, seria imperdoável não deixar para os vindouros esta visão intimista e picaresca de um marco de Nova Iorque. Como cantava Cohen "I remember you well in the Chelsea Hotel, you were famous and your heart was a legend".

Chelsea on the RocksTítulo Original: "Chelsea on the Rocks" (EUA, 2008)
Realização: Abel Ferrara
Argumento: Abel Ferrara, David Linter, Christ Zois
Intérpretes: Abel Ferrara, Milos Forman, Adam Goldberg, Ethan Hawke, Shanyn Leigh, Dennis Hopper, Bijou Phillips
Música: Robert Burger
Fotografia: David Hausen, Ken Kelsch
Género: Documentário
Duração: 88 min.
Sítio Oficial: http://www.chelseaontherocks-themovie.com/

0 comentários: