26 de julho de 2011

Best of Curtas 2011 - Animação, Documentário, Experimental

Aqui fica um top pessoal dos filmes vistos em três das categorias do festival.

Animação

A Morning Stroll
Maska
The External World
Wakaranai Buta
How to Raise the Moon

Documentário

Summer Snapshot
La Broma Infinita

Experimental

Stardust




Breves comentários sobre cada um:

A Morning Stroll
Grant Orchard
Animação, 6:47
Como tornar uma ideia simples num grande filme. Tudo começa em 1958 com um homem a passear que se cruza com uma galinha no centro da cidade. O que se segue não conto porque merece ser visto.
Grande combinação de técnicas de animação, grande trabalho de crítica social, uma ideia fabulosa levada exactamente até ao limite.

Maska
Quay Brothers
Animação, 24 min
Uma princesa abdica de tudo por amor, mas tem em si um chamamento incontrolável.
Quem conhecer a bibliografia de Stanislaw Lem reconhecerá o título. Esta versão polaca será provavelmente a interpretação mais chocante do conto. Um filme difícil de ver e que não é para um público qualquer, mas quem gostar gostará mesmo muito.

The External World
David O’Reilly
Animação, 15 min
A selecção de animação deste ano era de enorme qualidade. Neste candidato encontrava-se uma tal criatividade que o mais difícil é encontrar o sentido pretendido. Com um segundo visionamento poderá ainda ser classificado como louco, mas passa também a ser considerado brilhante. A história centra-se num ensaio de piano, mas passa por tal variedade de situações e personagens que é impossível de descrever. Só vendo.

Wakaranai Buta
Atsushi Wada
Animação, 10 min
Uma família e um porco gigante vivem juntos, mas não se compreendem. Foi com base nesta ideia mirabolante que surgiu a animação vencedora do festival.
É um projecto deveras confuso que não me agradou minimamente.

How to Raise the Moon
Anja Struck
Animação, 8:48
Uma pintura e uma pessoa a dormir dão o mote para um devaneio visual com a Lua como tema principal. Tem alguns momentos interessantes, mas não é filme que mereça segundo visionamento.

Summer Snapshot
Ian McCluskey
Documentário, 10:28
As memórias mais risonhas da juventude são as férias de Verão com os amigos. Em especial aquelas passadas com o grupo do costume no sítio do costume. Um grupo de amigos narra as lembranças dessa época. Apesar de envelhecerem mantiveram o espírito jovem porque se apegaram a esse tempo a que não voltarão.
O trunfo do filme é que enquanto se ouve as memórias uns jovens representam esses mesmos momentos nesses mesmos lugares, transportando para o presente (em Super 8) um tempo dourado. Quem não tiver recordações do género que atire a primeira pedra.

La Broma Infinita
David Munoz
Documentário, 18 min
O mundo está em constante transformação. De momento a humanidade encarrega-se de atacar a própria espécie através de uma crise que não se imaginava poder voltar a acontecer. Este é o relato de homens que por esse mundo fora encaram o desafio de diferentes formas.
Trabalho sucinto que não se aprofunda muito no problema, mas sim nas pessoas que o enfrentam. Passa uma leve mensagem de esperança na humanidade.

Stardust
Nicolas Provost
Experimental, 20 min
Como fazer um filme com grandes actores sem os actores. Provost pegou em imagens de celebridades captadas clandestinamente e deu-lhe um ar de thriller. Talvez um pouco longo, mas muito curioso e o resultado final é espectacular atendendo às dificuldades por que passou para conseguir tão parco material.

0 comentários: