14 de julho de 2011

"Estrada de Palha" por Nuno Reis

Estrada de Palha

Uma das secções mais interessantes do Curtas é a Stereo em que o Cinema se combina com outras artes, normalmente a música. A abertura da secção coube a um trio da pesada: música de Rita Redshoes, membro do júri, e de Paulo Furtado, Legendary Tigerman, e um filme de Rodrigo Areias. Quem espera algo de único e original pode ter ficado um pouco desiludido. O formato Stereo foi uma mera passagem do filme com música ao vivo. Chamemos-lhe uma 3D-ficação do som. Este concerto ao vivo prova que os músicos ou estudaram muito bem o filme ou improvisam ainda melhor, e claro, dá uma bela sonoridade ao filme que a replicará nas versões convencionais.
O filme tem um formato inovador. É um western português que começa na Finlândia e se passa no Leste nacional durante o curto reinado de D. Manuel II. Alberto vive isolado na neve nórdica e tem tudo o que precisa. Uma carta a comunicar a morte do irmão vai fazê-lo regressar a casa onde assume duas missões. A segunda é tomar conta da cunhada que também ama e do sobrinho. Mas primeiro tem de vingar o irmão e completar a missão dele, trazer o gado de volta. Num país em que o rei perdeu o respeito e as tropas reais são foras-da-lei, um homem honesto não pode contar com ninguém.

Foi um projecto ousado e que surpreenderá os espectadores. No meu caso não correspondeu às expectativas. A história tem um interesse mediano, a fotografia por vezes é fantástica e o protagonista encaixa perfeitamente no perfil. Só que tirando Vitor Correia os actores são fracos e uma história que podia ter todas as vantagens de ser original (adaptação do marco literário “Civil Disobedience” de Thoreau ao Portugal revolucionário) perde-se com tamanha falta de talento. Rodrigo Areias faz um bom trabalho longa-metragem - não se afastando demasiado do que conhece - mas ninguém faz magia sozinho. Algures entre as quarenta pessoas da equipa que o acompanharam à sessão haveria alguém a culpar por aquilo.
Não é filme que tenha muito futuro comercial, mas recomendo que vejam pelo menos como curiosidade pela novidade que trás à ficção nacional. Neste momento o que me deixa mais curioso é se o western luso veio para ficar. O género parece ter potencial.

Destacaria ainda que é um inconveniente lançar um filme sem ter uma página oficial ou algum site com informação sobre ele. Esperarei pela estreia comercial para fazer a ficha técnica.


Actualizado 18/Junho/2012
Estrada de PalhaTítulo Original: "Estrada de Palha" (Finlândia, Portugal, 2011)
Realização: Rodrigo Areias
Argumento: Rodrigo Areias
Intérpretes: Vitor Correia, Nuno Melo, Inês Mariana Moitas, Adelaide Teixeira, Ângelo Torres
Música: Legendary Tigerman, Rita Red Shoes
Fotografia: Jorge Quintela
Género: Drama, Western
Duração: 90 min.
Sítio Oficial:

1 comentários:

David Martins disse...

O trailer com menos diálogos soa bem melhor do que o outro... :)