24 de agosto de 2007

ER


Como vem sendo cada vez mais habitual na programação televisiva cá do burgo, muitas das séries televisivas são repetidas até à exaustão. A RTP2 não será excepção e "ER" / "Serviço de Urgência", premiada dezenas de vezes e um marco importante na concepção actual da realização e criação de códigos da direcção televisiva, está actualmente em exibição, ainda na longínqua época 8.

De qualquer modo, e por me ter cruzado com ela, continuo impressionado com a poderosa escrita que aí foi criada na curva descendente que leva o Dr. Mark Green (Anthony Edwards" até à morte. Os vários episódios onde assistimos à decadência da condição humana encerram neles uma enorme força, até pela simpatia que os seguidores de "ER" dispensavam à personagem em questão.

E, de facto, o penúltimo episódio da 8ª Série, onde o último suspiro é soltado é de uma humanidade fortíssima e uma ideia e visão muito conseguida ao ser passada para imagem. John Wells, que realiza este episódio, monta efectivamente uma dura experiência, que já foi inclusive apelidada de "episódio mais triste da história da televisão". Aproveito para deixar aqui o tema que marca a ferros este final, "Somewhere Over the Rainbow" interpretado por Israel Kamakawiwo'ole (wiki).


0 comentários: