10 de agosto de 2007

"Thank You For Smoking" por Ricardo Clara

Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o porta voz de uma empresa de estudos do tabaco, tendo como função fazer a defesa acérrima do cigarro bem como argumentar pela inexistência de malefícios do tabaco. Divorciado, é um modelo para o seu filho Joey (Cameron Bright), que o segue e começa a aprender o ofício do pai: falar e convencer.
Numa época que que a venda de tabaco está em baixa, Naylor, por ordem de BR (J.K. Simmons), tenta fazer regressar o fumo do cigarro ao cinema, recuperando Bogart e a sensualidade de Bacall para os tempos modernos. Contra si tem o Senador Ortolan Finisterre (William H. Macy), que tem como objectivo a colocação de imagens nos maços de tabaco, alusivas ao perigo que este comporta.
Entre a educação do filho e a defesa da empresa, envolve-se com Heather Holloway (Katie Holmes), uma jornalista que prepara uma peça sobre ele e o seu trabalho. Vivendo para estes, refugia-se num bar, onde convive com Polly Bailey (Maria Bello) e Bobby Jay Bliss (David Koechner)representantes da indústria do álcool e das armas, e com os quais partilha preocupações e estratégias.

"Thank You For Smoking" é uma divertidíssima sátira ao lobby das tabaqueiras e do mundo dos defensores do cigarro, bem como daqueles que têm por profissão a defesa de produtos tão controversos como o álcool, as armas ou o fast-food. Com uma escrita muito criativa e diálogos belissimamente desenhados, ressalta da realização de Jason Reitman a imposição de um ritmo altíssimo e que transporta para a tela fielmente a paródia que, aliada a um sem número de one-liners certeiras, pintam um cenário burlesco carregado de sarcasmo. Com uma banda sonora pobre, salta à vista a riqueza da escrita, cheia de humor e muito bem moldada pelos diálogos (deliciosa a cena em que Naylor e os parceiros do álcool e das armas discutem qual dos perigos faz mais vítimas por ano: "How many alcohol-related deaths per day? 100,000? That's what... 270 a day? Wow. 270 people, tragedy. Excuse me if I don't exactly see terrorists getting excited about kidnapping anyone from the alcohol-industry"), bem como opções narrativas, de finíssimo humor, como a de BR falar de ambientalistas, e aparecer uma legenda a apelidar de... pussy!

Por fim, destaque para os créditos iniciais, onde uma sucessão imensa de maços de tabaço desfila pela tela, contendo o nome dos intervenientes da fita, aliada a uma certeira frase inicial, marcam fortemente uma belíssima comédia, com traços de grande originalidade.

Título Original: "Thank You For Smoking" (EUA, 2005)
Realização: Jason Reitman
Argumento: Jason Reitman e Cristopher Buckley
Intérpretes: Aaron Eckhart, Katie Holmes, Robert Duvall, Maria Bello e William H. Macy
Fotografia: James Whitaker
Música: Rolfe Kent
Género: Comédia
Duração: 92 min.

0 comentários: