23 de agosto de 2007

"Evan Almighty" por Nuno Reis

Quem tenha visto e gostado deste filme pode parar de ler este artigo.


Há mais de um ano ouvi falar de uma dupla que tinha vendido um argumento entitulado “Passion of the Ark” por uma quantia milionária. O guião falava de um viúvo a quem Deus ordena que faça uma arca, e a ideia que logo ocorreu aos génios de Hollywood foi adaptar esse texto para que o protagonista de “Bruce Almighty” fosse o encarregado da missão. Por alguma razão Jim Carrey recusou (depois de um filme como Deus desconfio que previu o resultado), optaram por recuperar outra personagem do filme e o resultado foi este todo-poderoso Evan.
Evan era pivot de um canal de notícias e depois de vencer umas eleições parte para o congresso com vontade de mudar o mundo. Ao contrário do livro de Camilo Castelo Branco o poder não causará a queda de um anjo, mas o chefe dos anjos fará com que Evan caia do poder… e que caia no ridículo, e de um monte de madeira, basicamente a única queda que não tem é para dançar.
Consegui ver o filme do início ao fim sem um único riso e o único sorriso que fiz foi de comiseração. Confesso que o que mais vezes me passou pela cabeça foi “se sair, ainda consigo ver a sessão da sala ao lado” - os multiplex fazem-nos ter estes pensamentos pecaminosos – mas estoicamente resisti até ao fim. Posso dizer que é uma história com muito sentido, não se passa nada que não seja esperado.
A insistência inicial do 6:14 tem a sua graça e várias brincadeiras com nomes (como o funcionário Al Mighty) impedem este filme de se afundar. Do elenco ninguém se destaca pela positiva, se colocassem Wanda Sykes como protagonista fariam um filme bem mais divertido. Os efeitos visuais são bons, há bastante diversidade animal (até colocaram casais de animais assexuados) e transmite uma mensagem importante sobre o ambiente. Se tivessem investido metade do dinheiro gasto neste projecto – a comédia mais cara de sempre? isto? - com a defesa do ambiente todos ficaríamos a ganhar.





Título Original: "Evan Almighty" (EUA, 2007)
Realização: Tom Shadyac
Argumento: Steve Oedekerk baseado no argumento Joel Cohen e Alec Sokolow
Intérpretes: Steve Carell, Morgan Freeman, Lauren Graham, John Goodman
Fotografia: Ian Baker
Música: John Debney
Género: Comédia
Duração: 90 min.
Sítio Oficial: http://www.evanalmighty.com/

0 comentários: