21 de agosto de 2007

"Hostel: Part II" por Ricardo Clara

Ponto prévio, desnecessário para os que me costumam ler: sou um confesso fã de cinema de terror, dos teen horror aos slasher movies, do terror psicológico ao físico, das casas assombradas aos maníacos de máscara, das pistolas às moto-serras, do gore puro à série B e série Z. "Hostel" foi uma boa novidade, que aliou cinema de terror norte-americano com gore europeu. Não é nenhum portento cinematográfico, mas uma boa ideia com interpretações razoaveis e sangue q.b., servido em golpes bastante engraçados.

Eli Roth, o realizador, e Quentin Tarantino, o produtor, regressam à fórmula inicial, quedando-se por "mais do mesmo". "Hostel: Part II", copia de forma quase integral a primeira receita: turistas jovens de mochila às costas, sendo agora viajantes 3 raparigas: a geek Lorna (Heather Matarazzo), a explosiva Withney (Bijou Phillips) a comportada Beth (Lauren German). A partir de Roma, as três norte-americanas conhecem Axelle (meu Deus, Vera Jordanova!), uma russa que decidiu passar um fim de semana de spa na Eslováquia, ficando seduzidas por esta ideia e seguir com esta para uma rústica pensão (onde os protagonistas de "Hostel" já haviam ficado). De engate em engate, Lorna, Whit e Beth são raptadas e levadas para uma fábrica onde clientes/caçadores torturam e matam as suas presas.

Interessante, do ponto de vista formal, é a opção de ver agora o papel dos caçadores, pelos seus olhos. Stuart (Roger Bart) e Todd (Richard Burgi) - parelha que já haviamos visto em "Desperate Housewifes" - são dois empresários abastados que entram no leilão e compram o direito a matar duas destas jovens. Somos confrontados com as dúvidas de Stuart e a obsessão de Todd, com o inesperado desfecho da inversão de papéis, que atribuem outro elan à narrativa. Destaco particularmente o papel de louco obstinado de Bart, que aliás já tinha sido bem explorado no seu papel de farmaceutico naquela série, bem comotodo o percurso de ambos até ao culminar da acção.

O resto, uma amálgama de referências: o tão falados grindhouse, muito gore italiano de Lucio Fulci, Mario Bava e Dario Argento, terror japonês de Miike, sangue, cortes, facadas, sexo, nudez e alguma lesbianxploitaxion, muitas vezes mal pesados e ponderados, dando a impressão de que Roth queria fazer mais do que podia (e sabia) - desde o desenrolar final, passando a presa para caçadora e a triste cena final do jogo de futebol na mata. Será que vai haver um terceiro?

Título Original: "Hostel: Part II" (EUA, 2007)
Realização: Eli Roth
Argumento: Eli Roth
Intérpretes: Roger Bart, Heather Matarazzo, Vera Jordanova e Lauren German
Fotografia: Milan Chadima
Música: Nathan Barr
Género: Terror
Duração: 93 min.
Sítio Oficial: http://www.hostel2.com

0 comentários: