7 de agosto de 2007

"The Host" por Ricardo Clara

Criaturas fantásticas que atacam e destroem ou simplesmente aterrorizam populações inteiras não é propriamente uma ideia nova - de Godzilla a Mothra, passando por King Kong, vários foram os monstros que povoaram o cinema, especialmente vindos do oriente. Como tal, "The Host" não apresenta nenhuma novidade - mas não é por isso que não deixa de ser uma fita bem interessante.

Gang-du (Song Kang-ho) é um vendedor de roulotte nas margens do rio Han, em plena Seul, ofício que partilha com o pai Hie-bong (Byeon Hie-bong), morando com ambos a filha daquele, Hyun-seo (Ko A-sung). Numa tranquila tarde nas margens do Han, um monstro emerge, criando o pânico em todos aqueles que lá se encontravam, matando uns e apanhando... Seo. Toda a família decide seguir no encalço da criatura, numa Seul em estado de sítio.

É neste contexto que assistimos a cerca de 2 horas de puro entertenimento, cruzando o seu realizador Bong Joon-ho terror com comédia (por vezes sem grande nexo), conseguindo em várias ocasiões provocar alguns sobressaltos, mercê do gigante e faminto monstro. Com opções muito interessantes ao nível da fotografia - Kim Hyung-ku concentra-se numa cidade suja e cinzenta, onde a chuva e o nevoeiro atribuem um cunho de degradação social certeiros, a par de um argumento onde saltam comentários à política interna e internacional daquela Coreia do Sul, passando muitas vezes da fábula para a realidade. A hiperbolização cómica dos momentos trágicos, ainda que propositada, não convence, soltando mais facilmente uma gargalhada do que um franzir de sobrolho em tom de comiseração. São evidentes as influências de Bong (e por ele assumidas), que vão de "Signs" (M. Night Shyamalan - 2002), "Jaws" (Steven Spielberg - 1975) - e daqui resulta uma opção muito bem delineada de vários planos da fuga da população ao iminente ataque da criatura; bem como das fitas de monstros japoneses dos anos 50 e 60. Apesar de não ser nenhum marco dentro do género, é uma abordagem interessante daquele que será o mais importante nicho de realização de terror da actualidade.



Título Original: "Gwoemul" (Coreia do Sul, 2006)
Realização: Bong Joon-ho
Argumento: Bong Joon-ho
Intérpretes:Song Kang-ho, Ko A-sung e Byeon Hie-bong
Fotografia: Kim Hyung-ku
Música: Kim Seon Min
Género: Terror
Duração: 118 min.
Sítio Oficial: http://www.hostmovie.com

0 comentários: