30 de agosto de 2007

"Turistas" por Ricardo Clara

****************************************************************************************************************************************

ATENÇÃO: CONTEM SPOILERS

****************************************************************************************************************************************

Pelas mãos de John Stockwell ("Into the Blue", 2005) chegou o pior filme do ano, que estreou comercialmente e, caros leitores, talvez um dos piores filmes de terror que alguma vez vi. E asseguro-lhe, já vi muitos. Se muito se fala das famosas estrelas, pontos, zeros ou qualquer sinal com que se costumam classificar filmes, para este ainda não terá sido inventado o correcto.

Mas vamos ao "argumento". Um grupo de jovens decide passar férias no Brasil, viajando por este país de mochila às costas, à procura de diversão, seja por intermédio de engates, copos ou praia. Depois de um acidente com o autocarro onde viajavam, Alex (Josh Duhamel), Bea (Olivia Wilde), Pru (Melissa George) Amy (Beau Garret) e Finn (Desmond Askew) encontram uma paradisíaca praia onde conhecem Kiko (Agles Steib) acabando por ficar para uma festa nocturna. No dia seguinte acordam sem se lembrar do muito que se havia passado. Depois de uma acidentada incursão numa favela local, Kiko leva o grupo para uma cabana no meio do nada, onde mais tarde são sequestrados por um grupo, com o intuito de os operar e retirar os orgãos.

Se a história já por si é banal, a adaptação para a fita ainda foi feita de pior forma. A interpretação e direcção de actores é inenarrável - ciente-se que ainda temos a possibilidade de assistir a um pequeno papel da portuguesa Olga Diegues, que encarna Annika, turista sueca. Por vezes, parece um episódio longo de "Morangos com Açúcar", só que com tripas e sangue a jorrar e palavrões com sotaque brasileiro. A fotografia é péssima, a iluminação não o é e as cenas gore têm via aberta para um qualquer manual de "como não fazer": a queda de Annika pelo penhasco só pode ter saído de um dos efeitos especiais do Chucky Egg, nos tempos do Spectrum; sendo que a sequência onde Kiko se fere no lago é de uma pobreza avassaladora (ainda mais porque num momento o jovem brasileiro está prestes a morrer, esvaindo-se em sangue, e no segundo seguinte já corre pela casa com a cabeça agrafada).
Os diálogos, a banda sonora e a perseguição final são a cereja no topo do bolo. Os primeiros, porque tenho a certeza que quem os escreveu (muito provavelmente o argumentista Michael Ross) inspirou-se após dezenas de tardes sentado num qualquer hipermercado em Agosto, ouvindo e registando aquelas conversar franco-portuguesas dos imigrantes de regresso ao país natal. A banda sonora, porque foi feita com recurso aquelas fantásticas compilações "Now", agora na edição 1392. E a última, porque é a punch scene mais entediante da história do cinema de terror.

Registe-se: se Stockwell quisesse montar uma peça naquele registo do "é tão mau que é muito bom", ainda se aceitava. Agora, "Turistas" é para ser levado a sério. O grande terror deste filme é pensar que é exibido comercialmente, quando muitas obras de enorme qualidade seguem directamente para dvd.


Título Original: "Turistas" (EUA, 2006)
Realização: John Stockwell
Argumento: Michael Ross
Intérpretes: Josh Duhamel, Melissa George, Olivia Wilde e Beau Garrett
Fotografia: Enrique Chediak
Música: Paul Haslinger
Género: Terror
Duração: 93 min.
Sítio Oficial: http://www.paradiselostmovie.co.uk

2 comentários:

Ógnito Inc. disse...

Não detestasse eu o género e até ia ver, em jeito de comédia, tal a curiosidade com que fiquei.

Anónimo disse...

Adorei o filme, so conta a realidade que existe nos bairros do brasil, acredita cara eu sou deste pais e confirmo isto, adorei o filme!