15 de agosto de 2007

"Georgia Rule" por Nuno Reis


Lindsay Lohan tem sido uma decepção para aqueles que há quase 10 anos lhe auguraram uma carreira de sucesso. Com o tempo deixou de ser uma adorável criança Disney e tornou-se a protagonista de teen flicks e das capas de revista pelos piores motivos. Os boatos destruíram-lhe a sua reputação, mas mesmo assim conseguiu participar em filmes marcantes como o último filme de Altman e o extraordinário “Bobby”. Era chegada a hora de ter o protagonismo num filme sério e é precisamente isso que este filme tenta ser, uma oportunidade para Lohan se apresentar como uma actriz profissional.

Georgia Rule” é a história de três mulheres conflituosas. Georgia viveu em Idaho e sempre se manteve fiel às regras que definiu. A filha Lilly assim que conseguiu mudou-se para a Califórnia e foi lá que educou a sua filha, Rachel. Sem a rigidez das regras de Geórgia, Rachel tornou-se uma jovem problemática e delinquente. Para tentar remediar isso Lilly leva a filha a experimentar as regras da avó Georgia.

Depois de Lohan no já referido “A Prairie Home Companion” ter interpretado Lola - uma problemática jovem com dificuldades em reconhecer os valores familiares – em “Geórgia Rule” interpreta uma Lolita. Rachel é uma jovem sensual que sempre conseguiu manipular os homens pelo sexo. Em vésperas de entrar na faculdade as férias forçadas a que a mãe a obriga parecem-lhe uma aventura, até que surgem três grandes problemas. Não contava com a inflexibilidade das regras… A avó estipula os horários exactos em que pode comer, obriga-a a trabalhar e certifica-se à moda antiga que Rachel usa uma linguagem adequada. O segundo problema são os homens. Os dois que tenta seduzir não parecem estar muito interessados nela. O terceiro problema é o seu passado, uma revelação que confidencia ao médico local vai desencadear uma crise familiar que tanto as pode separar como unir para sempre

O argumento desiludiu-me. Mark Andrus tem feitos bons argumentos (incluindo “As Good as It Gets”) e eu pessoalmente esperava mais deste. A classificação como comédia e o trailer também dão uma ideia errada do filme que tem pouco de cómico, é um filme bastante sério. Este filme é daqueles que se aprecia melhor ao segundo visionamento, depois de se pensar nas falsas conclusões que se tirou da primeira vez. As personagens ao fim de algum tempo já merecem a nossa simpatia, especialmente Rachel que passa de menina mimada a destruidora de lares e a vítima.
A participação de Fonda dispensa comentários, a avó é apenas o refúgio para onde a família corre quando algo corre mal. Huffman fez um belo trabalho, só é pena que na primeira metade do filme seja ignorada. Quanto à estrela em cujas mãos depositaram o filme… ainda bem que tem outro trabalho quase a chegar às salas, ainda não foi desta que convenceu. O protagonismo podia e devia ter sido entregue a alguém com menos fama e mais vontade de trabalhar.




Título Original: "Georgia Rule" (EUA, 2007)
Realização: Garry Marshall
Argumento: Mark Andrus
Intérpretes: Lindsay Lohan, Felicity Huffman, Jane Fonda, Dermot Mulroney
Fotografia: Karl Walter Lindenlaub
Música: John Debney
Género: Drama
Duração: 113 min.
Sítio Oficial: http://www.georgiarulemovie.net/

0 comentários: