8 de dezembro de 2008

Uma tragédia nunca vem só


O século XXI começou marcado pelo terror. No primeiro 11 de Setembro o mundo conheceu um novo horror e iniciou uma era de medo. Além das vítimas dos ataques a Nova Iorque e Washington também o Cinema sofreu. Quase imediatamente foi "Spider-Man" a ter o trailer censurado. Nao seria um filme actual com o herói a balançar entre torres que não existiam. Desde entao inúmeros filmes foram cancelados para não causarem susceptibilidades e não reabrirem feridas.

Numa entrevista publicada ontem no /film ficamos a saber que a sequela de "Forrest Gump" foi anulada por causa desse evento. O filme começaria dois minutos depois do anterior e mostraria Forrest a fazer história nos anos 80 e 90. Entre muitas coisas seria o responsável pela demolição do Muro de Berlim, pela terrível maré negra do Alasca de 1989, e pela nova e malograda receita da Coca-Cola. O livro foi lançado em 1995 e o argumento entregue na noite de 10 de Setembro de 2001. Quando dias depois argumentista (Eric Roth), realizador (Robert Zemeckis) e actor (Tom Hanks) se reuniram para discutir o filme, perceberam que o mundo em que viviam já não era o mesmo e a oportunidade tinha passado. O projecto foi arquivado e condenado ao esquecimento pois Tom Hanks envelheceu.

Não costumo ser a favor de sequelas, mas este filme único é igualmente amado pelo público e pela crítica, cativa o gosto pela História e homenageia todos os heróis desconhecidos. Seriam precisos muitos maus filmes para arruinar esse encanto.

1 comentários:

Sam disse...

Caro Antestreia,

O Keyzer Soze’s Place convida os moderadores deste blogue a participarem na votação dos Óscares de Marketing Cinematográfico, iniciativa que nomeará o melhor em publicidade de Cinema no ano de 2008.

A votação pode ser efectuada em http://sozekeyser.blogspot.com/2008/12/scares-de-marketing-cinematogrfico.html.

Desde já, apresento o meu profundo agradecimento na vossa disponibilidade para participar nesta iniciativa.

Cumprimentos cinéfilos!