8 de janeiro de 2010

"Religulous" por Ricardo Clara

Texto originalmente publicado na Take 14 - http://www.take.com.pt
Se o tema religião foi aproveitado por centenas de filmes ao longo dos anos, o ângulo de abordagem é habitualmente o de uma mistura entre o documentário e a ficção, desde adaptações de trechos dos livros sagrados até à apresentação de figuras importantes nessa matéria. Claro está que a comédia também tem a sua quota parte, mas em muito poucas situações como neste "Religulous – Que o Céu nos Ajude", fita realizada por Larry Charles, autor de "Borat" e argumentista de "Seinfeld" e "Entourage", duas reconhecidas peças televisivas.

Mas este documentário não assenta os seus principais trunfos no realizador, mas sim no argumentista e one man show que o apresenta desde o primeiro minuto. Bill Maher, conhecido comediante norte-americano, é um daqueles criadores que, pelas suas opiniões politicamente incorrectas, deixa grupos populacionais em fúria. Por Maher, passam todo o tipo de matérias: política interna, burocracia, imprensa, o casamento homossexual e, muito especialmente, a religião. Aqui chegado, decide colocar em prática as suas convicções, elaborando um filme, totalmente modelado pelos códigos documentais, onde parodia o cristianismo, o judaismo e o islamismo, não se esquecendo dos mórmones ou da cientologia. As baterias estão essencialmente apontadas para dois vectores: a simples ideia da existência de um ente superior, criador e castigador (Maher é agnóstico), e por outro lado, todos aqueles que aproveitam estas crenças para enriquecer: evangelismo pela televisão, falsos profetas, alegadas reencarnações de Jesus Cristo, tudo o que a sociedade moderna nos oferece.

Filho de uma mãe judia e de um pai cristão, este brilhante autor traça o ponto de partida nas suas próprias raízes, e discorre ao longo de pouco mais de hora e meia, num humor cáustico e extremamente divertido, sobre as principais bases das várias religiões. Para tal, visita um parque de diversões cristão em Orlando, voa até ao Vaticano ou à Terra Santa, entrevista crentes e menos crentes, muitos deles verdadeiros sacos de pancada nas suas interpelações ou nas divertidas montagens, com imagens de arquivo e legendas à mistura. Mas o que impressiona ainda mais, é a capacidade que demonstra de chegar à fala com pessoas tão distintas como um Senador norte-americano, ou um rabi que recentemente havia participado numa conferência negacionista do Holocausto, no Irão, ela própria apadrinhada pelo presidente Ahmadinejad.

"Religulous – Que o Céu nos Ajude" é uma experiência deliciosa, mordazmente escrita, belissimamente montada, e que recomendo em toda a sua extensão. Um guilty pleasure para uns, para outros uma bela sequência de pura comédia, mais um trabalho de qualidade da criatividade de Bill Maher.

Título Original: "Religulous" (EUA, 2008)
Realização: Larry Charles
Argumento: Bill Maher
Intérpretes: Bill Maher
Fotografia: Anthony Hardwick
Género: Comédia, Documentário
Duração: 101 min.
Sítio Oficial: http://lionsgate.com/religulous/

2 comentários:

Jet disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bruno Ramalho disse...

Um filme brilhante sim senhor! :D