11 de dezembro de 2008

Um pouco mais de Oliveira


Manoel de Oliveira, o apartir de hoje centenário realizador portugûes, é alvo das mais variadas manifestações de alegria e de parabenizações por este mundo fora.

Em França, palco supremo da sua consagração como artista internacional, o Cahiers du Cinéma emite com um aparente e indisfarçável orgulho um "Feliz aniversário Sr. de Oliveira" na sua página web, num trabalho onde exibe algumas fotografias do realizador em diverosos momentos da sua produção artística.

A britânica Sight and Sound, já nas bancas desde o início deste mês, na sua edição de Dezembro, rejubila com a jovialidade dos 100 anos de Oliveira, bem como o seu cinema "estranho" e "excêntrico", que não se coibe de louvar.

O espanhol El Mundo, na sua versão online, destaca "um século de fotogramas", optando pelo recurso visual no destaque ao decano, tal como a Cahiers o fez.

Mas não só aqui se encontram ecos da fantástica marca centenária. Euronews, AFP, Washington Post, e a própria associação de críticos de Los Angeles, na definição dos melhores filmes do ano, deicidiram organizar o jantar de atribuição de prémios em honra de Oliveira.

Em Portugal, o destaque é óbvio um pouco por toda a imprensa. Público, Diário de Notícias, Lusa, Expresso (I, II, III, IV, V), TSF Online, Jornal de Notícias, entre tantos outros, prestam a sua homenagem neste dia 11 de Dezembro.

Um dia de celebração, ao qual o Antestreia se junta.

1 comentários:

Carlos M. Reis disse...

Ricardo, gostaria de entrar em contacto contigo através de e-mail. Deixa o contacto em cinemanotebook@gmail.com sff :) Um abraço!