Aqui deixaremos uma lista dos nomeados Antestreia/SciFiWorld.
Blogs ou portais?
Tendo saído os resultados dos TCN Blog Awards 2012 nota-se pela primeira vez a evolução da blogosfera. Pelo lado positivo destaca-se o blog que passou a portal no ano passado e continua ligado às actividades da blogosfera (
AnteCinema). E por outro lado o
TvPrime que apesar do novo interface, funcionalmente continua a ser um blog. Esperava encontrar muitos mais desses aqui, mas quem é blogger tem orgulho nisso.
Surgiram 20 candidatos à distinção de novo blog. É um número muito interessante, e na verdade conhecia 6 deles. O mercado está saturado e ou oferecem algo de diferente ou não conseguirão dar o salto. Acreditemos que conseguem singrar. Veja-se o exemplo dos últimos vencedores, o
Dial P for Popcorn e o
Blockbusters, e das secções/iniciativas originais que oferecem.
Muito para ler
81 artigos e 147 críticas revelam a quantidade de ideias que esta gente quer expressar. Na maioria são críticas porque, afinal de contas, é mais fácil ver filmes diferentes todas as semanas do que ter algo de único a dizer. Devo dizer que limitar o número de artigos/entrevistas/candidaturas a 5 é aborrecido para blogs que são apenas disso. Na SciFiWorld Portugal havia uma dúzia de críticas que podiam perfeitamente estar nesta lista final.
Nomeações:
A SOPA dos Pobres (não era a grande aposta)
Porque a TV parece melhor do que o cinema (único nomeado)
Obrigado pela música
As Linhas de Wellington
Hugo por Rui Madureira no Portal Cinema/SciFiWorld
Fazer a pergunta certa
É sempre de saudar ver que estão com espírito inquisidor. E muitas destas entrevistas são a figuras de proa do cinema nacional e internacional! Mesmo que alguns desses espaços e entrevistadores sejam tratados como imprensa séria lá fora, temos aqui casos de pessoas que simplesmente quiseram e conseguiram uma entrevista para um blog pouco conhecido. Já passei por isso numa época em que quase se riam de nós. Estão de parabéns.
Nomeações:
Entrevista a Pascal Laugier
Entrevista ZON Lusomundo sobre o Cinema Nacional
iniciativas
Aqui só posso dizer "Uau!" Lembro-me de um tempo em que um blog com iniciativa teria feito um especial com alguma temática, ou no máximo convidaria autores de outros espaços para uma rubrica. Isso mudou quando o Antestreia fez o encontro de blogs, quando o Miguel Reis organizou uma cerimónia de prémios da blogosfera, quando o Samuel Andrade criou uma comunidade online ou o Gabriel Martins e a sua
tertúlia, quando o Split Screen
nomeou um filme aos Oscares ou iniciativa interblogs da
petição para salvar o serviço público de cinema na RTP2... Não é só politicamente que um blog pode mudar o mundo. Este ano havia iniciativas de muito louvor, no entanto a lista final não é seguramente a melhor possível. Nota-se o grande foco nos podcasts e semelhantes, algo que já tinhamos há 2 anos.
Nomeações:
apenas indirectas (estamos nos júris
CBA e
CCOP).
blogues e bloggers
38 e 34 respectivamente. Não é um número surpreendente visto que existe uma centena de blogs e ainda mais bloggers, mas estes são os que estão atentos aos prémios e participam na comunidade. O número de candidatos é semelhante ao de outros anos revelando a persistência ou renovação. É também nesta lista que se notam mais as ausências causadas pelo júri de selecção. Não aparecem blogs/autores nomeados em diversas categorias, que seguramente estariam candidatos ao prémio máximo e aparecem alguns que estarem num top8 é estranho. Enquanto categorias que avaliam um único post podem ser vistas por um júri externo, as categorias blogs, bloggers e iniciativas precisam de gente que conheça o verdadeiro impacto.
Nomeações:
Antestreia
David José Martins
João Pinto
Nuno Reis
Ter desvendado alguns dos nomeados com horas de antecedência foi bom pois fiquei a saber com o que contar. O problema foi ter começado pela categoria errada... De todas as listas de nomeados, a de iniciativas será a menos interessante. Este ano não houve muitas criativas e as do Antestreia eram claramente favoritas (uma daquelas nomeações que tomei como certas). Aparentemente o júri gostou de quase tudo o que fiz este ano, excepto aquilo que fiz de melhor. Nem trazer a SciFiWorld nem ACurta/OFilme ou o Plano Nacional de Cinema foram escolhidos para a votação final.
Posso-me culpar pelo marketing errado ou culpar o júri por não compreender as potencialidades disto, mas em qualquer dos casos fiquei aborrecido. Com a eminente mudança do blog para site, não estou a ver como poderei nomear algo em 2013. Gostaria de partir deixando um testemunho, mas afinal o meu legado são os artigos, as críticas, as entrevistas. No fundo um pouco de tudo e em duplicado. Como compensação por esse único falhanço, fui o blogger mais nomeado no total das categorias e estabeleci um recorde que não cairá facilmente com 8 nomeações em 10 categorias. Além disso, dependendo da forma como se ler, fui o único a conseguir nomeações por mais de um blog. Mesmo sem o Santo Graal, vai ser um excelente fecho de carreira. A não ser que faça um blog-satélite do site... é um caso a considerar.