23 de abril de 2008

"27 Dresses" por Nuno Reis

"O casamento das minhas 27 melhores amigas"

Dizem os entendidos que o dia mais feliz da vida de alguém é o do casamento. É o culminar de meses de trabalho e de preocupação com uma grande reunião de amigos que assinala o início de uma nova vida com a pessoa que mais se ama. Aquilo de que poucos falam é da alegria sentida por todos os que colaboram no evento. Não falo dos empresários que enriquecem com cada convite, vestido, bolo ou presente, a esses não faltam motivo para serem felizes! Falo dos amigos que dão um bocadinho do seu tempo durante semanas para apoiar na preparação da festa. Às vezes a estima entre esses ajudantes e os noivos é tão forte, que mesmo quem fica afastado do altar se sente realizado e vive aquele que, por algum tempo, será o melhor dia da sua vida, imaginando o seu próprio casamento. Esse é exactamente o caso de Jane, vezes e vezes sem conta.

Desde muito pequena que Jane foi habilidosa para casamentos. Conseguia resolver todas as situações com uma rapidez e facilidade que deixariam qualquer organizadora de bodas espantada. Tudo corre bem até ao dia em que a irmã mais nova lhe rouba o seu amor secreto. Com a prática adquirida ao longo de quase trinta casamentos e muitos anos a servir de mãe para a irmã, Jane terá três semanas para preparar o seu casamento de sonho... para outra noiva. E tudo isso com um jornalista atrás para escrever uma história sobre a dama-de-honor que nunca se casa. Resumidamente, "My Best Friend's Wedding" cruza-se com "Runaway Bride", mas sem as Julia Roberts.

É impossível não gostar de Jane à primeira. Como se não bastasse ser interpretada pela sempre cativante Katherine Heigl, a sua alegria, dedicação e vitalidade são contagiantes. Depois de a vermos em acção em dois casamentos vemos que é igualmente eficaz no trabalho. Se pudesse trazer personagens da ficção para o mundo real era ela quem queria para trabalhar comigo, era ela quem queria a tratar do meu casamento e, para juntar o útil ao agradável, também podia ser a noiva. Esta mulher tão vibrante de sentimentos e simultaneamente tão simples é a melhor personagem de Heigl e monopoliza o filme. James Marsden quebra a rotina por não fazer parte de um triângulo amoroso como em muitos dos últimos filmes, mas sim por criar um quadrado, afastando Jane temporariamente do sofrimento que a irmã lhe causa.

É um filme simples, tem muitos clichés e, excepto pela loucura dos casamentos iniciais, previsível. Mas também é verdade que comédia, drama, romance e alguns puros desperdícios de tempo são combinados de forma eficaz e o tempo passa sem parecer. Se for visto como o feel good movie que os filmes de início de ano são, faz tudo o que seria de esperar: entreter e divertir.


Título Original: "27 Dresses" (EUA, 2008)
Realização: Anne Fletcher
Argumento: Aline Brosh McKenna
Intérpretes: Katherine Heigl, James Marsden, Judy Greer, Malin Akerman, Edward Burns
Fotografia: Peter James
Música: Randy Edelman
Género: Comédia, Romance
Duração: 107 min.
Sítio Oficial: http://www.27dressesthemovie.com/

0 comentários: