29 de abril de 2008

"Death Sentence" por Nuno Reis

Se James Wan tivesse feito apenas "Saw" teria entrado directamente para a Hall of Fame do cinema fantástico. Apesar disso continuou a trabalhar e a realizar filmes, um também de fantástico ("Dead Silence") e este outro com um título parecido. "Death Sentence" centra-se num homem que brinca ao gato e ao rato com um gang, onde não se sabe quem é o gato e quem é o rato.
Nicholas é um pacato homem de negócios que trabalha numa companhia de seguros. Tem um casamento feliz e dois filhos de quem se orgulha. Num dia que parecia totalmente normal cruza-se com um gang que lhe mata o filho num acto puramente aleatório. Destroçado pela dor e depois de constatar que a justiça não o ajudará, decide vingar-se pessoalmente do assassino. Mas isso despoletará a ira do gang que o perseguirá e à família.

Uma grande moral que acompanha a ficção literária e cinematográfica desde os primórdios é que na guerra ninguém vence. Em "War Games" bastou uma centena de jogos do galo para perceberem isso, aqui é preciso matar pessoas. Cada um pensa que a próxima morte resolverá tudo, mas apenas provoca mais sofrimento ao inimigo, sofrimento esse que só será mitigado com outra morte, criando um ciclo sangrento.

Colocar um engravatado a combater o crime como um Rambo urbano é ridículo e isso está patente em grande parte das cenas de confronto. A capacidade de resistência do herói às balas ultrapassa a dos desenhos animados! Contudo este vingador não está mal de todo. A interpretação de Kevin Bacon é fortíssima e assegura o espectáculo. Tudo termina num festival de sangue que tem o condão de puxar alguns aplausos e fazer esquecer os momentos menos bons.

Título Original: "Death Sentence" (EUA, 2007)
Realização: James Wan
Argumento: Ian Jeffers baseado no livro de Brian Garfield
Intérpretes: Kevin Bacon, Garrett Hedlund, Aisha Tyler, Kelly Preston, John Godman
Fotografia: John R. Leonetti
Música: Charlie Clouser
Género: Drama, Thriller
Duração: 106 min.
Sítio Oficial: http://www.deathsentencemovie.com/

0 comentários: