21 de abril de 2008

"California Dreamin' (Nesfarsit)" por Nuno Reis


O que haverá em comum entre "East of Bucarest", "4 Luni, 3 Saptamâni si 2 Zile" e "California Dreamin'" além do actor Ion Sapdaru? São a nova força do cinema romeno, uma cinematografia inexistente que foi subitamente catapultada para os maiores palcos do cinema mundial. Em 2006 "East of Bucarest" venceu dois prémios em Cannes, um ano depois os outros dois filmes venceram a Palme D’Or e o Un Certain Regard respectivamente.
Ao longo do último século o país atravessou guerras que lhe mudaram o território. Apenas após o final do regime dictatorial em 1989 é que os romenos conseguiram traçar um novo rumo, aberto à Europa. O mundo que se prepare pois, por esta amostra, o futuro será brilhante.

Inspirado numa história verdadeira, "California Dreamin' (Nesfarsit)" conta as aventuras de um comboio da OTAN parado numa aldeia romena. Enquanto trabalhadores da fábrica local aproveitam a oportunidade para fazer greve, o presidente da câmara tenta atrair o investimento estrangeiro e o chefe da estação local mostra o seu poder absoluto sobre todos. Os americanos, um batalhão de comunicações a caminho do Kosovo, vêm-se a lutar contra o tempo. Perdidos em nenhures e dependentes de parcos intérpretes, os soldados começam a esquecer a sua missão e a tentar aproveitar o tempo longe do conflito. Para os jovens romenos será uma entrada repentina num mundo que desconheciam, um mundo onde os americanos imperam e o inglês é fundamental. Quem mais sofre com isso é Monica, uma jovem ansiosa por emigrar e que se sente atraída por um dos soldados, mas com quem não consegue comunicar por não saber inglês.

A grande força do filme para o mercado internacional é que dá o contexto histórico de forma agradável e fluida. Cada analepse é dada quando necessária e claramente separada da história principal pelo preto e branco. Aliás toda a informação necessária é dada, o filme pode ser exibido em qualquer país que é totalmente percebido desde que saibam o que são os EUA e a Coca-Cola. Esse volume de dados faz com que o filme tenha duas horas e meia, mas o tempo passa muito bem. A barreira linguística é apresentada de forma divertida. Os jovens romenos foram ensinados a falar espanhol e são incapazes de falar inglês. O capitão depois de ouvir dezenas de pedidos preferia que não falassem com ele. Os jovens militares entretidos com companhias femininas dispensam a comunicação verbal.
Depois de conhecermos as personagens tudo o que elas fazem ganha um segundo significado. As metáforas são imensas e deliciosas. A mais brutal é o contributo americano para acabar com os conflitos locais. A mais bela é a que encerra o filme e mostra como as pessoas mudam. Tal como o título previne - "Nesfarsit" significa "sem fim" - os sonhos nunca terminam.

Infelizmente Nesfarsit também se aplica ao trabalho do realizador. Apesar de Nenescu ter concluído as filmagens, não terminou a sua obra-prima. O realizador e um dos técnicos de som faleceram num acidente de viação antes de concluírem a montagem.

Título Original: "California Dreamin' (Nesfarsit)" (Roménia, 2007)
Realização: Cristian Nemescu
Argumento: Cristian Nemescu, Catherine Linstrum, Tudor Voican
Intérpretes: Armand Assante, Jamie Elman, Razvan Vasilescu, Maria Dinulescu, Ion Sapdaru
Fotografia: Liviu Marghidan
Género: Comédia, Drama
Duração: 155 min.
Sítio Oficial: http://www.californiadreaminnesfarsit.ro/

0 comentários: