19 de abril de 2008

"Love in the Time of Cholera" por Nuno Reis


As histórias de Marquez são lendárias. O colombiano escreve sobre o amor como poucos. Apesar de "Cem Anos de Solidão" ser o meu preferido reconheço que esta história tem imensa beleza. Florentino vive na ingenuidade do primeiro amor toda a sua vida. Utiliza o sexo com a pretensão de assim esquecer a mulher que ama, mas no fundo sabe que nada o satisfaz. Firmina que primeiro o ama para em seguida repudiar o seu amor, irá aprender uma grande lição. É uma criativa ode ao amor e com todos os ingredientes para ser inesquecível. Especialmente para quem vive as delícias do primeiro amor ou as angústias de um amor não correspondido.

O conjunto reunido de estrelas latinas é dos mais diversificados e talentosos de que há memória numa produção americana. O espanhol Javier Bardem, a brasileira Fernanda Montenegro, as mexicanas Laura Harring e Ana Claudia Talancón, a italiana Giovanna Mezzogiorno. Como não poderia deixar de ser estão aqui os maiores nomes da arte colombiana. Na tela os actores John Leguizamo e Catalina Sandino Moreno, nos créditos o escritor Gabriel Garcia Marquez e a cantora Shakira. A música e fotografia ficaram entregues aos brasileiros Antonio Pinto e Affonso Beato. Os obrigatórios americanos felizmente são poucos e na sua maioria de origens latinas (Benjamin Bratt, Hector Elizondo). Para honrar o original só faltava os diálogos serem também em espanhol, mas as razões financeiras muitas vezes impedem a arte de atingir o seu pleno. Agradar a um público tão alargado e lucrativo como o norte-americano era mais importante do que dar aos sul-americanos um motivo de orgulho.

Filmado numa Colômbia genuína, todo o trabalho que está por trás é magnífico. Os cenários, o guarda-roupa e as interpretações são muito boas, contudo o envelhecimento não é sempre convincente e só o talento dos actores compensa as falhas da caracterização. Especialmente por Bardem, que já foi envelhecido em "Mar Adentro", sabemos que era possível fazer melhor. As infidelidades do argumento ao livro são como as de Florentino, por muitas que sejam sabemos que não foram com intenção. A adaptação para filme é mesmo assim um interessante trabalho e suficientemente apelativo para atrair novos leitores.

Título Original: "Love in the Time of Cholera" (EUA, 2007)
Realização: Mike Newell
Argumento: Ronald Harwood baseado no livro de Gabriel García Márquez
Intérpretes: Javier Bardem, e a italiana Giovanna Mezzogiorno, Benjamin Bratt, John Leguizamo, Laura Harring, Fernanda Montenegro, Hector Elizondo
Fotografia: Affonso Beato
Música: Antonio Pinto
Género: Drama, Romance
Duração: 139 min.
Sítio Oficial: http://www.loveinthetime.com/

0 comentários: