2 de abril de 2008

"Interview" por Nuno Reis

Este ano foram leiloados no eBay encontros com Scarlett Johansson e Kristin Davis para as antestreias dos seus filmes. Trinta e quarenta mil dólares respectivamente deram a dois sortudos (endinheirados) uma oportunidade de privar com estrelas. E o leitor o que daria ou faria por meia hora com a actriz mais conhecida da actualidade? Essa oportunidade é dada a Pierre Peters, mas ele não parece muito satisfeito com isso. Peters é enviado pelo seu jornal a uma entrevista com Katya, a estrela do momento. Milhares de jornalistas matariam por aquele momento, mas ele está morto por sair dali. A sua única vontade é estar em Washington, onde um novo escândalo está prestes a ocorrer. Uma longa carreira no jornalismo político e um enorme desprezo por starlets fazem com que Peters seja o oposto de Katya, a estrela que despreza a política e todos os que não a idolatram.

Em "Interview" temos 80 minutos de uma relação amor-ódio com duas personagens conflituosas. O jantar - abreviado a uma simples bebida – não corre muito bem. De um lado está a actriz, habituada a ser o centro das atenções e a responder sempre às mesmas perguntas, do outro um jornalista que não a conhece, tem a cabeça noutro lado e faz perguntas ridículas. Para ajudar a tornar a entrevista péssima ainda há o omnipresente e irritante toque de telemóvel de Katya. Após esse malogrado jantar um acidente de carro volta a juntar os dois. Em casa dela como a entrevista não correu bem a conversa torna-se pessoal. As picardias com que se enfrentam depressa dão lugar a uma relação de amizade com tensão sexual e as máscaras de figuras públicas depressa se desvanecem. Falam de filosofias de vida, do passado e da família. Acabam por revelar os seus segredos mais secretos para uma câmara de vídeo.

Fiel ao filme holandês em que se inspirou, Buscemi reduz tudo a dois cenários e dois protagonistas que mantêm um constante e brilhante diálogo. Quando se é bom não é preciso muito para fazer um filme. Esta perspectiva minimalista tão ao gosto do teatro costuma ser fatal quando adaptada a cinema. Apesar de ser uma peça muito teatral a realização de Buscemi e as fabulosas interpretações da dupla conseguiram maximizar o potencial desta simples história. O final - muito dependente dos pormenores - confunde os espectadores que não se dedicaram totalmente a absorver o filme e é propício a futuras reflexões.




Título Original: "Interview" (Canadá, EUA, Países Baixos, 2007)
Realização: Steve Buscemi
Argumento: Steve Buscemi e David Schechter, inspirados no argumento de Theodor Holman
Intérpretes:Steve Buscemi, Sienna Miller
Fotografia: Thomas Kist
Música: Evan Lurie
Género: Drama
Duração: 84 min.
Sítio Oficial: http://www.sonyclassics.com/interview/

0 comentários: