22 de abril de 2008

"Meet the Spartans" por Nuno Reis


Ao longo dos anos a saga "Scary Movie" tem-nos proporcionado alguns bons momentos satirizando as grandes produções. Como era de prever, com o tempo a inspiração começa a faltar e a ganância exige mais dinheiro. O truque é fazer dinheiro vendendo um produto que não existe. Se "Date Movie" ainda tinha piada, por ser o primeiro e gozar bastantes filmes, com o aumento de especificidade acabou o interesse. Este "Meet the Spartans" utiliza o título de um filme que não refere, a história central é a de "300", mas na realidade o que goza é a televisão americana. Se como é óbvio para um americano já não tem grande piada, para quem não está a par do lixo que as televisões deles exibem ainda é pior.

É uma fraca paródia assente em constantes piadas homossexuais e nos movimentos em câmara lenta de Carmen Electra. A história acompanha as tropas do Rei Leónidas na sua batalha contra os persas. Ele tem apenas treze homens e o inimigo tem milhões, especialmente graças ao CGI. O resto da história é basicamente atirar todos os concorrentes do “American Idol” para o poço sem fundo. Uma dezena de outras celebridades também deambula pelo filme. Os sósias arranjados são tão bons que é preciso dizerem quem são para que sejam identificados. O mesmo também acontece com tudo o que vem de um filme que não seja o "300"...
A sua estreia em Portugal três meses depois dos EUA já antecede o efeito que o filme terá fora do contexto actual. A cada dia que passa terá menos piada pois muitas referências presas à actualidade – o instinto maternal de Britney Spears, as constantes reabilitações de Lindsay Lohan, as estadias de Paris Hilton na prisão – tornam o filme um pedaço fixo no tempo da História das revistas cor-de-rosa.

Se atirassem todo o elenco de uma vez para dentro do poço nos primeiros dois minutos a história teria muita mais piada. O melhor que conseguiram fazer para proteger o espectador foi esconder as piores cenas no meio dos créditos finais. Sim, quem saia assim que comecem os créditos escapa a vinte minutos de uma tortura ainda pior. Depois dos sessenta minutos de lixo cinematográfico e de alguns nomes em fundo negro aparecem coisas inenarráveis que ocupam mais uns largos minutos do filme. E depois retomam os créditos porque parece que ainda precisaram de mais gente para fazer aquele nojo. Não tem um zero porque (acho que) me ri uma vez.


Título Original: "Meet the Spartans" (EUA, 2008)
Realização: Jason Friedberg, Aaron Seltzer
Argumento: Jason Friedberg, Aaron Seltzer
Intérpretes: Sean Maguire, Carmen Electra, Kevin Sorbo, Ken Davitian
Fotografia: Shawn Maurer
Música: Christopher Lennertz
Género: Comédia
Duração: 84 min.
Sítio Oficial: http://www.meetthespartans.com/

0 comentários: