16 de agosto de 2010

"The Backup Plan" por Nuno Reis

É curioso quão raros são os filmes em que vemos Jennifer Lopez ao lado de outros grandes actores (aqui grande refere-se ao cachet e não ao talento). A última vez que foi uma actriz de importância menor foi em "Jack". Nos filmes mais recentes é sempre a protagonista, ou uma importante actriz secundária, mas nem por isso é a produtora, o que pode revelar falta de confiança em si mesma. Mesmo dividindo a cena ocasionalmente com alguns bons actores os olhares acabam nela. Focando o vedetismo em si, consegue ter em ombros a responsabilidade de levar o filme a bom porto, ou de o afundar como um Titanic.

Em "The Backup Plan" J-Lo é uma mulher solteira que decide ter um filho. Farta de esperar pelo homem certo, escolhe por catálogo e faz a inseminação em laboratório. Nesse mesmo dia vai começar a encontrar-se de forma recorrente (mas sem sempre por coincidência) com aquele que pode ser o tal. Stan faz tudo bem para ficar com ela. Com a gravidez confirmada e o namoro numa fase inicial, conseguirá a dupla lidar com todas as emoções isso gerará? Esta é a história de um casal que vive sob pressão. Falta-lhes tempo para se conhecerem realmente, para aprenderem a viver juntos, para aprenderem a serem pais. As incertezas de cada um são colocadas à mostra e os nervos ficam à flor da pele.

Filmes destes não fogem muito ao esperado. O normal seria rapariga conhece rapaz, rapariga apaixona-se por rapaz, rapariga zanga-se com rapaz, rapariga ganha o rapaz de volta e vivem felizes para sempre. Aqui é o mesmo, mas com uma barriga pelo meio. O filme consegue ser realista e tirando a personagem recorrente de Lopez até poderia ser convincente e inovador, mas com o avançar da história começa a perder o interesse e o realismo é substituído pelo humor fácil.
Não cumpre o dever como comédia e desilude como romance. Tem algum valor pela forma como se tenta manter credível e simultaneamente original, mas isso não basta. Fica acima das baixas expectativas e talvez para futuros papás seja aconselhável, mas mesmo eles devem pensar duas vezes.


Título Original: "The Backup Plan" (EUA, 2010)
Realização: Alan Poul
Argumento: Kate Angelo
Intérpretes: Jennifer Lopez, Alex O'Loughlin
Fotografia: Xavier Pérez Grobet
Música: Stephen Trask
Género: Comédia, Romance
Duração: 106 min.
Sítio Oficial: http://www.theback-upplan.com/

0 comentários: