31 de agosto de 2010

"The Karate Kid" por Nuno Reis

Um daqueles clássicos mesmo míticos dos anos 80 foi "The Karate Kid". Um miúdo fraquinho e frequentemente maltratado pelos colegas, vai descobrir junto de um velho japonês as artes do karaté e do bonsai. A febre das artes marciais surgiu nessa altura e ninguém acredita que tenha sido apenas uma coincidência.

Na sequela viajavam para o Japão e neste remake começam na vizinha China. O pequeno Dre muda-se para o longínquo oriente porque a mãe vai trabalhar para lá. Deixa os amigos e as ruas que conhece, para ir para um país estranho, onde fala mal a língua e é recebido como o estrangeiro que é. Tenta-se adaptar à cultura, mas as diferenças de mentalidade e filosofia de vida são um obstáculo. Na escola um grupo de miúdos começa a implicar com ele. O encarregado do prédio onde mora, das poucas pessoas com quem consegue falar em inglês, vai-lhe dar umas pequenas aulas de defesa. Só que depois Dre é desafiado para o grande torneio de kung fu onde tem duas alternativas. Ou vence e sai em glória, ou perde e continua sem merecer o respeito dos seus pares.

As diferenças em relação ao original são mínimas. Trocaram o mítico "wax in, wax out" por uns movimentos de casaco, tornaram o herói de adolescente em miúdo (muito mimado por sinal), trocaram o incomparável Pat Morita por um Jackie Chan… No fundo tentam fazer exactamente o mesmo filme da primeira à última cena trocado os treinos na praia por um templo, e o espectáculo de dança da namorada por uma audição de violino. A história fica com outra piada por ser com uma criança, mas todos os progressos conseguidos pela personagem a nível de mentalidade são menos credíveis. Não desfazendo no trabalho de Jaden Smith (melhor que Ralph Macchio) desta vez o filme não tem o que é necessário para convencer.

De positivo posso dizer que funciona magnificamente como promoção da China. Seja como destino turístico pelo encanto dos seus monumentos e paisagens, ou mesmo para uma viragem profissional ao mostrar que os estrangeiros são bem recebidos e têm grande facilidade de adaptação. Também funcionou a nível de bilheteiras. Os lucros de 900% convenceram os produtores a partir para as sequelas que felizmente só veremos daqui a três anos.

Título Original: "The Karate Kid" (China, EUA, 2010)
Realização: Harald Zwart
Argumento: Christopher Murphey (baseado no argumento de Robert Mark Kamen)
Intérpretes: Jaden Smith, Jackie Chan, Taraji P. Henson
Fotografia: Roger Pratt
Música: James Horner
Género: Acção, Drama
Duração: 140 min.
Sítio Oficial: http://www.karatekid-themovie.com/

0 comentários: