28 de novembro de 2010

"The Sorcerer's Apprentice" por Nuno Reis

Numa década em que Harry Potter tornou a feitiçaria popular e definiu as regras do sub-género, fazer filmes de feiticeiros é muito arriscado. A Disney não temeu a concorrência e foi buscar o seu mágico mais poderoso: o Rato Mickey. Adaptando o eterno conto do "Aprendiz de Feiticeiro", o capítulo mais memorável do projecto "Fantasia". Passaram setenta anos e muita coisa teria de mudar. Para começar não tem Mickey, depois é em imagem real, e finalmente é uma longa-metragem com muitas mais peripécias do que vassouras enfeitiçadas.

A História da Magia tem um antes e um depois de Merlin. A história de Dave, o nosso protagonista, começa com o famoso mágico há 1200 anos. Em passo acelerado por uma viagem espaço-temporal encontramos já no virar do milénio Dave, um miúdo como os outros. Um dia em busca do papel que iria mudar a sua vida entra num armazém cheio de objectos lendários onde conhece Balthazar, o único aluno restante de Merlin. Muitos anos depois Dave é um físico brilhante e reencontra Becky, a rapariga a quem deu o seu coração. Só que também reencontra Balthazar que o arrasta para um combate milenar de mágicos e assim se esgotam as possibilidades de ter uma vida normal.

O aprendiz de serviço é Jay Baruchel que poderão recordar de "She's Out of My League". Está na mesma e a personagem tem um perfil idêntico se bem que esta loura (Teresa Palmer) é mais do meu agrado. Como em qualquer filme de Turteltaub, Nicolas Cage marca presença no papel de topo, como Balthazar. Do seu lado tem apenas a memória de Monica Bellucci, contra ele estão Alfred Molina e Toby Kebbell (se pesquisarem vão ver que a cara é familiar por muitas razões). O blockbuster utiliza estas estrelas abaixo do seu verdadeiro potencial para contar uma história divertida e linear q.b. para filme de Verão. Tem muita acção - até uma perseguição automóvel fez sentido - o humor não é de fugir, e A cena é uma homenagem ao original. Os minutos finais parecem algo saído do "The Ghostbusters", o que para a geração-alvo parece fazer sentido, mas os mais velhos poderão achar fora do sítio.
A constante combinação magia/ciência como que justificando que ter poderes faz sentido é uma agradável surpresa. Arriscada, mas bem conseguida.

The Sorcerer's ApprenticeTítulo Original: "The Sorcerer's Apprentice" (EUA, 2010)
Realização: Jon Turteltaub
Argumento: Lawrence Konner, Mark Tosenthal, Matt Lopez, Doug Miro, Carlo Bernard
Intérpretes: Nicolas Cage, Jay Baruchel, Alfred Molina, Teresa Palmer, Toby Kebbell, Monica Bellucci
Música: Trevor Rabin
Fotografia: Bojan Bazelli
Género: Acção, Aventura, Comédia, Drama, Fantasia, Romance
Duração: 109 min.
Sítio Oficial: http://disney.go.com/disneypictures/sorcerersapprentice/

0 comentários: