10 de novembro de 2010

Cinemateca do Porto

“O que tem faltado ao Ministério da Cultura são recursos para fazer a reconversão de um jardim e de uma casa, que se estão a deteriorar, na Cinemateca. Com esta possibilidade de o Ministério apresentar candidatura, estão reunidas as condições para a Cinemateca se instalar na cidade”, explicou hoje o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Lage.

Foi com esta frase quase provocatória que o presidente da CCDRN convidou o Ministério da Cultura a finalmente abrir a tão anunciada Cinemateca no Porto. Entre os cinco concursos (com 47 milhões de euros disponibilizados) para a Região Norte, um é para equipamentos urbanos de referência, uma categoria onde tal instituição ficaria muito bem vista.

O prazo de candidatura no âmbito do Programa Operacional Região Norte é até o último dia deste mês e o prémio vale cinco milhões.

Curiosidade 1: A Casa das Artes fica mesmo ao lado do Cinema Nun'Álvares e relativamente perto do Teatro do Campo Alegre, os dois últimos bastiões do cinema urbano se excluirmos o multiplex das Antas.
Curiosidade 2: Programa Operacional Região Norte tem a sigla PORN. Podiam ter arranjado um nome melhor, mas pelo menos tem ligação ao cinema.

0 comentários: