5 de novembro de 2010

Censura em San Sebastian

Está a decorrer em San Sebastian a Semana de Cinema Fantástico e de Terror de Donostia. Um dos pratos fortes para esta edição era "A Serbian Film" - já projectado em diversos festivais, incluindo o também espanhol de Sitges - mas isso não vai acontecer. A projecção foi provisoriamente suspensa pelo tribunal de instrução nº 4 da cidade, por cometer um crime contra a liberdade sexual. A sessão de Quinta no Teatro Principal, assim como a de hoje no Victoria Eugenia foram por isso canceladas.
A organização do festival "acatou e respeita a decisão judicial e aguarda uma decisão definitiva sobre o assunto". Enquanto isso, estão a devolver o dinheiro dos bilhetes e a trocar duas sessões esgotadas por duas salas vazias.
Entende-se que não tenham querido causar problemas. O seu director, José Luis Rebordinos, além deste festival, está à frente do festival de Direitos Humanos de San Sebastian (irónico?) e para o ano assumirá também a direcção do principal festival da cidade.

O filme tem estado envolto em polémica desde a primeira sessão. Imaginem que o visionamento nos mercados do filme tem uma versão soft para os compradores gerais, e uma quase "clandestina" para os fãs assumidos do gore e que garantidamente aguentem o filme mais violento do século.

O pedido partiu da Associação Católica de Pais e Familiares de Alunos que exigiu além da retirado do filme do festival a proibição da sua distribuição comercial. Num comunicado dizem que "o filme atenta contra a dignidade das pessoas, a integridade de menores e contém sexo e violência extrema, com violações a fetos e incestos de crianças pequenas". Se esse foi o único problema que viram no filme quer dizer que só viram a primeira cena? Há mais, e bem pior! (A propósito, se sabiam que o filme era assim, porque foram ver?)

Aqui está o trailer. É EXTREMAMENTE VIOLENTO E IMPRÓPRIO PARA HUMANOS. O filme é ainda pior e transcende tudo o que possam imaginar.


Meus senhores, eu explico-lhes como esta coisa do cinema funciona:
  • é um filme de ficção. Quer dizer que é faz-de-conta, são actores e REPRESENTAM. Conhecem a palavra?
  • pedófilos, violadores e outros monstros que tal não saem dos filmes. O que está na tela fica lá. E os que estão fora continuam a existir. O que é feito no filme dificilmente seria replicado na vida real e se alguém o fizer, pode ser imediatamente internado por recomendação minha.
  • é para maiores de 18 anos e alerta que é um filme extremamente violento, polémico, desagradável, etc. Só vê quem quer e a tentativa de censura vai ter apenas dois efeitos. Ou o pedido de bloqueio falha, a campanha funciona como publicidade e todos vão ver, ou o bloqueio é aceite, a campanha funciona como publicidade e todos vêem noutro festival ou ilegalmente. O resultado financeiro do filme melhora cada vez que dizem mal dele. O que é óptimo porque o distribuidor é meu amigo.
  • mesmo que o argumentista tenha provado ter uma mente doentia, é arte. Desde que isso esteja bem claro e seja tudo ficção não vem mal ao mundo.

    Grupo Facebook STOP Censura.
  • 4 comentários:

    Sam disse...

    Pelo trailer, parece ser algo de BRUTAL, sem qualquer receio nem cedência ao politicamente correcto.

    Concordo em absoluto com as tuas considerações finais. O filme pode até não conseguir superar, em termos de qualidade, o poder das suas imagens. Mas é sempre de louvar "coragem cinematográfica"...

    Abraço.

    P.S.: já viste este filme?

    Nuno disse...

    Completo não. Vi o suficiente para saber porque o querem censurar.

    http://www.facebook.com/home.php?sk=group_139713752747666

    Freddy K., Jr. disse...

    Eh pá... falaste em censura deu-me logo vontade de ver! :D

    Sabes se passa por cá pelo burgo?

    Nuno disse...

    Vai dar num festival em finais de Feveiro, início de Março. Não posso é dizer o nome nem o local para a censura não aparecer por lá :)