27 de novembro de 2010

"You Again" por Nuno Reis

Do vasto universo das comédias românticas não costumo esperar muito. Uns trinta ou quarenta actores recorrentes que se vão cruzando em diferentes casais, peripécias by the book escritas sempre pelos mesmos argumentistas, com os problemas do costume e um desfecho feliz. Servem para passar o tempo e por vezes fazendo rir engasgam o espectador que estava a comer pipocas, a segunda razão para os ir ver (refiro-me a comer pipocas, não a ver os outros a engasgarem-se).

Marnie não primava pela aparência e sempre foi torturada pelos colegas na escola, em especial pela cheerleader J.J.. Anos depois a acne desapareceu, trocou os óculos por lentes, arranjou o cabelo e o patinho feio tornou-se a Kristen Bell que estamos acostumados a ver. Com um importante cargo na sua empresa volta para o casamento do irmão (James Wolk) cheia de orgulho e confiança, apenas para vir a descobrir que a noiva Johanna não é outra além da sua némesis! Catapultada para um mundo de memórias com que tinha aprendido a conviver, terá de decidir de que forma vai contar ao irmão que a pessoa mais perfeita do mundo dele não passa de um monstro opressor preso num corpo sexy (Odette Yustman). A história do filme acompanha a relação deste triângulo numa série de acontecimentos divertidos.

Quando soube de um filme escrito por Moe Jelline que tinha no currículo apenas uma tentativa de argumento de uma série romântica e o cargo de assistente do produtor em dois filmes - isso em quinze anos de cinema - imaginei logo algo autobiográfico sem piada. Como o realizador (Andy Flickman) não era de todo incompetente dei o benefício da dúvida e foi muito bem arriscado. A trama tem muito de vulgar, mas também tem a sua classe. O conflito é transportado para outras gerações como mãe do noivo/tia da noiva que também foram BFF (adoro a expressão best friends forever) até um rapaz as tornar inimigas para sempre, ou até ao casamento onde voltam a ser amigas. Ora essas duas senhoras são Jamie Lee Curtis e Sigourney Weaver que além de ícones do cinema do terror também ficam bem em comédias ligeiras.
Há uns twists e tal, um toque "Glee na pessoa de Kristin Chenoweth e de alguma dança, um nível muito aceitável de humor e os clichés esperados.

É um exemplo de equilíbrio estável entre arte e chick flick que se pode ver nas tarde de Domingo.

You AgainTítulo Original: "You Again" (EUA, 2010)
Realização: Andy Fickman
Argumento: Moe Jelline
Intérpretes: Kristem Bell, Odette Yustman, James Wolk, Jamie Lee Curtis, Sigourney Weaver, Voctor Garber, Betty White, Kristin Chenoweth
Música: Nathan Wang
Fotografia: David Hennings
Género: Comédia,
Duração: 105 min.
Sítio Oficial: http://youagain-themovie.com/

0 comentários: