19 de novembro de 2010

Cimento para Avanca?

Depois do tijolo, precisam de cimento.

Em clima de festa e com o auditório cheio, o Cine-Clube de Avanca comemorou na passada terça-feira, 28 anos de existência legal, abrindo as portas do seu novo edifício de cinema em construção. Reunindo sócios, apoiantes e entidades oficiais, o Cine-Clube de Avanca anunciou que a “Campanha do Tijolo” já recolheu a totalidade dos 15.000 tijolos que entretanto tinha pedido à população da região.

Com as paredes de tijolo exteriores terminadas, a construção da sede da associação procura agora cimento que ajude a continuar os trabalhos de construção deste edifício de 4 pisos e cerca de 1000 m2 de área total. Ao pedido de cimento respondeu de imediato José Artur de Pinho, Presidente da Junta de Freguesia de Avanca, oferecendo os primeiros 50 sacos de cimento desta nova fase da “Campanha do Tijolo / Cimento”.

Entretanto, outras ofertas permitiram completar os primeiros 100 sacos de cimento desta inédita campanha de solidariedade. Na comemoração usaram da palavra ainda o Dr. Fernando Mendonça em representação do Governo Civil de Aveiro e o Dr. José Eduardo Matos, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, que reafirmaram o apoio à obra. Estiveram presentes representantes do Instituto Português da Juventude, da Federação Internacional de Cineclubes, entidades locais e vários autarcas que nos seus mandatos deram importante apoio à obra em curso. O arquitecto Luís Laranjeira apresentou as grandes linhas arquitectónicas do seu projecto, introduzindo assim a visita dos presentes a todo o espaço em obras.

O projecto de construção da sede do Cine-Clube de Avanca iniciou-se em 1992, com a atribuição de um lote de terreno no centro da freguesia pela Câmara Municipal de Estarreja, tendo-se iniciado a construção dois anos mais tarde, com a atribuição de um primeiro apoio financeiro do IPJ - Instituto Português da Juventude a que se veio juntar um apoio do ICA / Ministério da Cultura.

Um interregno forçado de vários anos fez perigar a conclusão da obra que finalmente retomou o seu percurso no final de 2009.

Com o apoio do IPJ – Instituto Português da Juventude e da população de Avanca e do Concelho de Estarreja que aderiu à “Campanha do Tijolo”, as obras estão em bom ritmo e permitem antever os espaços onde o Cine-Clube de Avanca irá desenvolver actividades de formação, investigação, produção e exibição de cinema de autor e audiovisuais de qualidade. O espaço pretende ainda apoiar manifestações de arte e cultura da região.

0 comentários: