3 de novembro de 2010

Harry Potter ataca Guardians of Ga'hoole

"Quem guardará os guardiões?" A frase de Juvenal aplica-se ao mais recente filme de título Guardiões (de Ga'hoole). Parece que os guardiões estão em risco por causa de outro filme de nome Harry Potter!



Os livros de Harry Potter são um fenómeno de vendas em todo o mundo. Como devem saber a narrativa começa a ser fantástica no momento em que uma coruja traz uma carta a Harry. Ao longo dos livros Harry esteve muitas vezes sozinho, fugido e escondido, mas teve sempre a coruja Hedwig por perto. Segundo Jairam Ramesh, Ministo Indiano do Ambiente, isso é uma das razões para o desaparecimento gradual daqueles animais como se constatou nos últimos censos de coruja no país. Cada vez há mais pessoas a comprar corujas em mercados paralelos, abastecidos por caçadores furtivos.

"Depois do interesse no Harry Potter, parece existir um estranho fascínio mesmo na classe média das cidades, onde os pais querem oferecer corujas aos filhos [..] A vida selvagem da Índia já está a enfrentar muitas pressões: o fardo adicional de mortes por ignorância ou medo não pode ter lugar nesta sociedade moderna." comentou Ramesh.

Cada vez mais corujas são capturadas, vendidas e mortas em rituais de bruxaria e magia negra pelo país (isso não é o Harry, é o Voldemort), o que contribui para a ameaça existente sobre a sua existência. Um documento do grupo ambiental Traffic afirma que metade das 30 espécies de corujas que vivem Índia pode ser encontrada à venda nos mercados.

Num país famoso pelas enormes florestas, um habitat em risco é um perigo à escala mundial. E fica especialmente mal porque a Índia se esforça na preservação de espécies animais como os tigres e elefantes (e as vacas são sagradas).

A solução alternativa foi apresentada num dos filmes: Youtube.

0 comentários: