31 de outubro de 2010

"RED" por Ricardo Clara

Hoje encontrei o nome que podemos dar àquelas pequenas caixas de plástico, em regra com quatro divisórias, para as pessoas, a grande maioria idosos, poderem transportar a carrada de pastilhas que a velhice nos oferece a possibilidade de tomar. O nome dessa caixa é "Red".

Em "Red" cabe Frank Moses (Bruce Willis), Marvin Boggs (John Malkovich), Victoria (Hellen Mirren) Ivan (Brian Cox) e Joe Matheson (Morgan Freeman), um antigo esquadrão bélico que se encontra a viver os dourados dias da reforma. Até que um dia, Moses descobre que alguém os está a tentar assassinar. Apaixonado pela voz de Sarah Ross (Mary-Louise Parker), uma administrativa de uma companhia de pensionistas, envolve a sua putativa conquista, a par dos seus antigos camaradas de luta, numa perseguição ao verdadeiro nome que está por detrás dos ataques.

Mais uma vez, e de uma forma tão repetida que chega a enjoar, Hollywood não se inibe de repetir a fórmula de sempre, desta vez inaugurando um lar de terceira idade, e contratando uma sofrível Mary-Louise Parker como especialista geriátrica. Perdido entre a comédia e a acção, "Red" perde-se também na incapacidade gritante de aproveitar um elenco interessante, onde observamos novamente o gosto mórbido em desaproveitar Morgan Freeman, ou em procurar uma ligação segura entre os personagens e o enredo.

Um barco que sem dúvida merecia melhor timoneiro, até porque se torna incompreensível como é que uma produção deste calibre, com um grupo de actores desta qualidade, acaba o ano sob o intenso odor de formol e a ouvir uma repetitiva banda sonora de elevador que povoa os medos de qualquer cinéfilo que se mantenha atento.

RedTítulo Original: "Red" (EUA, 2010)
Realização: Robert Schwentke
Argumento: Jon Hoeber , Erich Hoeber , Warren Ellis, Cully Hamner
Intérpretes: Bruce Willis, John Malkovich, Helen Mirren, Mary-Louise Parker, Morgan Freeman, Karl Urban, Brian Cox
Música: Christophe Beck
Fotografia: Florian Ballhaus
Género: Acção, Comédia
Duração: 111 min.
Sítio Oficial: http://www.red-themovie.com/

0 comentários: