30 de outubro de 2011

"180° - Wenn Deine Welt Plötzlich Kopf Steht" por Nuno Reis

O tema das comunidades imigrantes é muito querido aos portugueses e aos galegos. Em 2007 a Semana dos Realizadores do Fantas foi ganha por "Um Franco 14 Pesetas", filme sobre os imigrantes galegos na Suíça. Nesse mesmo ano "True North", sobre imigrantes ilegais na Escócia venceu o Grande Prémio de Ourense. A comunidade turca na Alemanha também vai tendo alguns filmes dedicados como "Unschuld" que passou no Fantas em 2008, ou "Almanya" (que espero para ver pela terceira vez), ambos com Aylin Tezel. Cruzando dois destes cenários poderíamos também ver os turcos na Suíça e é essa a proposta de Cihan Inan, mas “180º” vai um pouco além. Este é um filme sobre a sociedade suíça. Os turcos têm destaque por serem uma parte fundamental da mesma.

Três casais jovens vêem a vida com os olhos de quem está apaixonado. Um homem telefona para o filho e a mãe zanga-se por ele não respeitar os horários acordados na separação. Ele pouco se importa com isso, acabou de matar a própria equipa a tiro. Esse acidente vai marcar todos os casais atrás referidos, pois as alterações que isso causa na cidade vão ter um profundo impacto nas suas vidas. Um instante basta para separar sociedade e indivíduo, inocência e culpa, vida e morte. Suíços, turcos e alemães misturam-se num breve intervalo temporal em que a importância de conceitos como tradição, nacionalidade e promoção deixam de existir. Porque basicamente somos todos humanos e a vida é um breve instante.

Segundo o realizador o seu primeiro projecto foi literalmente roubado (a película com as filmagens desapareceu) e escreveu este para se abstrair da situação. Após alguns anos sem conseguir financiamento para uma história tão invulgar, o sucesso de "Crash" deu-lhe a ajuda que precisava. O resultado foi uma história visualmente cativante, em parte sobre acontecimentos reais, com críticas à sociedade e um toque de esperança. Quem souber distinguir alemão de turco conseguirá saborear muito melhor este filme do que quem se deixar guiar pelas legendas, pois o toque especial reside nos desentendimentos.

180° - Wenn Deine Welt Plötzlich Kopf StehtTítulo Original: "180° - Wenn Deine Welt Plötzlich Kopf Steht" (Alemanha, Suíça, 2010)
Realização: Cihan Inan
Argumento: Cihan Inan
Intérpretes: Christopher Buchholz, Sophie Rois, Michael Neuenschwander, Benjamin Grüter, Carla Juri, Güven Kiraç, Siir Eloglu, Mehmet Atesci, Asli Bayram, Firat Kaplan, Umut Yildirim, Hirschfeld Nurit
Música: Diego Baldenweg
Fotografia: René Richter
Género: Drama
Duração: 93 min.
Sítio Oficial: http://www.180-film.com/

0 comentários: