3 de dezembro de 2010

"The Last Exorcism" por Ángel Luis Sucasas


Original publicado na SciFiWorld a 9 de Outubro.

Sólido mockumentary demoníaco de Daniel Stamm



Sólido é, desde logo, o epíteto mais exacto para o difícil trabalho de Daniel Stamm neste filme.

Sólido na sua direcção de actores, sólido na encenação, sólido no crescimento progressivo da tensão e sólido também na pertinência das questões éticas, morais e religiosas que suscita o seu argumento.

O sucesso fundamental "The Last Exorcism" é o ponto de vista escolhido. O padre e pregador Cotton, preparado desde a infãncia para se vende como milagreiro da virtude e da fé, contacta uma equipa de documentários (composta por uma entrevistadora, técnica de som e um operador de câmara) para filmar a fraude da sua profissão como exorcista.

Cotton, amargurado e atormentado por um recorte de jornal (um artigo que relata como um menino moreu durante um ritual de exorcismo), após uma crise de fé pretende colocar um ponto final na sua carreira com esta visão a nu do fenómeno do exorcismo, fenómeno que o pastor declara ter maior vigor na actualidade do que alguma vez teve no período da Idade Média.


Stamm joga desde o início confrontando ciência e religião, tanto do ponto de vista as personagens implicadas (o pai ultra-religioso da possuída, o pároco descrente...), como a própria percepção do espectador sobre os factos. "The Last Exorcism", ao contrário da quase totalidade dos filmes deste género, não tem pressa em revelar a presença do sobrenatural logo no primeiro acto, preferindo jogar com a ambiguidade em todo o filme para que a decisão acerca do ultraterreno seja decisão de quem vê.

É precisamente esse aspecto que pode causar a "The Last Exorcism" o seu maior problema. Se o espectador exige uma catarse terrorífica, requisito do género, provavelmente a desilusão por esta não ser dada será notória. Se, pelo contrário, se aceitar as regras do jogo e se entrar interessado em partilhar a incerteza com as personagens, "The Last Exorcism" é uma obra notável e dotada tanto de engenho como de inteligência na construção.

Um novo talento a ter em conta este Daniel Stamm.

The Last ExorcismTítulo Original: "The Last Exorcism" (EUA, França, 2010)
Realização: Daniel Stamm
Argumento: Huck Botko e Andrew Gurland
Intérpretes: Patrick Fabian, Ashley Bell, Iris Bahr, Louis Herthum, Caleb Landry Jones, Tony Bentley
Música: Nathan Barr
Fotografia: Zoltan Honti
Género: Terror, Thriller
Duração: 87 min.
Sítio Oficial: http://www.thelastexorcism.com/

0 comentários: