8 de dezembro de 2010

Tropa de Élite já pegou você


Veio mesmo a calhar esta guerra urbana no Brasil. O que parecia um mero movimento de propaganda política em vésperas de Olímpicos e Mundial, acabou por tornar-se a causa de uma nação oprimida pela crime. O temido BOPE passou a ser visto como um conjunto de heróis nacionais, que mesmo sem super-poderes arriscam a vida pelos pobres, oprimidos e inocentes.
Um símbolo dessa tropa foi o filme "Tropa de Elite" que em 2008 conquistou o Urso de Ouro e espectadores por todo o mundo. Na altura estavam a "limpar" o Brasil para a visita do Papa, agora o tema é precisamente o tráfico de droga e o público gostou.

"Tropa de Elite 2" de José Padilha

Caiu ontem o recorde brasileiro de filme nacional mais visto. Em 1976 "Dona Flor e Seus Dois Maridos" teve 10735525 espectadores no seu país. Ontem a malta do BOPE conseguiu 10736995 com dois meses em cartaz e permanece em 300 salas para continuar a somar. Parece que "O Ébrio" é o recordista oficial por, nos anos 40 e antes das estatísticas, ter feito algo como 14 ou 15 milhões, mas não havendo números oficiais não há como provar.
O primeiro filme venceu Berlim, este foi agora anunciado como concorente em Sundance. "Tropa de Elite 2" pega um, pega geral, também vai pegar você quando aqui chegar...
Tropa de Elite 2
Site Oficial

0 comentários: