29 de junho de 2011

"Ninja Kids!!!" por Nuno Reis

Só por diversão

Quando se anuncia um filme de Takashi Miike o público sabe que tem de esperar algo de intenso e potencialmente violento. Se disserem que é um filme infantil alguém acredita? Pois é isso que temos em "Ninja Kids!!!": um Miike para crianças.
Ninja Kids

Esta é a adaptação de uma popular manga/série anime sobre alunos de uma escola de ninjas. Apesar de coexistirem num espaço vários níveis etários, neste filme vamos acompanhar os caloiros Rantaro, Kirimaru e Shinbei, miúdos acabados de chegar à escola e que não sabem nada sobre serem ninjas. Além das suas aulas sobre os princípios básicos do ninjutsu, por vezes também se escapulam para espreitar as aulas dos outros anos. Luta corpo-a-corpo, escalada, armas, explosivos, invisibilidade, armadilhas, aprende-se um pouco de tudo o que é preciso para ser um ninja. A vida na escola corre muito bem para os alunos, mas o período parece demasiado longo para os professores. O director da escola decide antecipar as férias e manda todas as crianças de férias, excepto uma que vai passar o intervalo lectivo com um professor. Alguns colegas vão visitar o amigo e depressa está a turma toda reunida. E aí é que surgem os problemas. Um dos seus colegas é de uma família que desertou do clã e esse clã procura vingança. Isso vai dar início a uma gigantesca e hilariante batalha entre todas as famílias.
Ninja Kids

É uma comédia orgulhosamente mal arranjada, recordando um clássico da infância de muitos japoneses. Os escavadores vão ter um papel fulcral no humor e o ridículo encarrega-se do resto. O constante recurso a imagens reconhecíveis de outras séries japonesas (olhos esbugalhados, ranho a escorrer, galos monumentais...) que imagino serem também do original deste, fazem com que o filme nunca seja levado a sério e por isso seja livre para ser informal. A receita funciona e apenas peca por ser demasiado longo.
Ninja Kids

É daqueles filmes que nunca sairão em cinema e dificilmente atingirão o mercado doméstico. Se não for visto em festivais a espera será bem longa por isso quem for a Neuchatel tem de aproveitar.


Nintama RantarôTítulo Original: "Nintama Rantarô" (Japão, 2011)
Realização: Takashi Miike
Argumento: Yoshio Urasawa (baseado no manga de Soubee Amako)
Intérpretes: Seishirô Katô, Susumu Terajima, Hiroki Matsukata, Mikijiro Hira, Takahiro Miura
Música: Yoshihiro Ike
Fotografia: Nobuyasu Kita
Género: Acção, Comédia, Drama
Duração: 100 min.
Sítio Oficial: http://wwws.warnerbros.co.jp/nintama/

0 comentários: