17 de junho de 2011

Luis Filipe Rocha será formador no Avanca 2011

O cineasta Luís Filipe Rocha, que ultima a preparação de um novo filme, irá orientar um dos workshops internacionais do “AVANCA 2011 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”.

Luís Filipe Rocha irá orientar “A direcção de actores em cinema”, um espaço de trabalho destinado a realizadores e actores bem como aos futuros profissionais destas áreas do cinema.

Na ocasião, será exibida a longa-metragem “A Outra Margem”, um dos filmes portugueses onde os actores foram mais premiados internacionalmente. Filipe Duarte e Tomás de Almeida repartiram o Prémio de melhor Actor no “Festival des Films du Monde de Montréal 2007” e Maria d'Aires o Prémio de Melhor Actriz no Festival de Guadalajara. Os actores foram ainda premiados no Festival de Bilbau.

Cineasta com um percurso iniciado no teatro, como actor e dramaturgista, foi em 1975 assistente de realização do cineasta alemão Peter Lilienthal, no filme “Reina a Tranquilidade em Todo o País”.
Licenciado em direito, é autor de 10 longas-metragens, que marcaram fortemente o nosso cinema.
"Barronhos, Quem teve Medo do Poder Popular?"(1977), foi a sua primeira longa-metragem, seguindo-se o surpreendente "A Fuga", exibido no Festival da Figueira da Foz.
Em 1980, "Cerromaior" integra a Selecção Oficial do Festival de Cannes 1981 e é Grande Prémio da Figueira da Foz e Huelva (Espanha).
Em 1984, filma "Sinais de Vida" e em 1993 "Amor e Dedinhos de Pé", em Macau, e exibe-o no Festival de Berlim. "Sinais de Fogo"(1995) estreia no Festival de Montreal (Canadá) e é premiado em França.
"Adeus Pai" (1996), é premiado em Moscovo, na Índia, Bélgica e França. "Camarate" (2000) é seleccionado para as nomeações ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. "A Passagem da Noite" é premiado na Grécia, Espanha e França. "A Outra Margem" (2007) foi premiado nos festivais de Montreal (Canadá), Guadalajara, BilbaU e Valladolid.
Adaptou a argumento de televisão o romance de Álvaro Cunhal "Até Amanhã, Camaradas".
Adriano luz, Ana Bustorff, Carlos Paulo, Diogo Infante, Filipe Duarte, Filipe Ferrer, João Lagarto, Joaquim d'Almeida, José Viana, José Wallenstein, Laura Soveral, Leonor Seixas, Luís Miguel Cintra, Maria d'Aires, Maria do Céu Guerra, Maria Rueff, Rogério Samora, Rui Furtado, Ruth Gabriel, São José Lapa, Virgílio Castelo, mas também Ana Torrent e Jean-Pierre Cassel, foram alguns dos actores que dirigiu.

O AVANCA 2011 comemora este ano a sua 15ª edição, inicia-se a 15 e a competição internacional e workshops decorrem entre 20 e 24 de Julho. Reúne anualmente uma larga participação de filmes e personalidades do audiovisual e do cinema internacional, caracterizando-se por aglutinar um conjunto de espaços de formação, trabalho e experimentação prática, considerados únicos na Europa.
Em 2010, personalidades e profissionais de 33 países dos 5 continentes passaram pelo AVANCA, além de terem sido exibidas várias obras em estreia nacional e ter sido o festival de cinema em Portugal com a maior percentagem de filmes em estreia mundial.

O AVANCA 2011 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD/Matosinhos, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

2 comentários:

Bruno Cunha disse...

Eu devo ir a este festival. Gostava de participar nestes workshops.

Abraço
Frank and Hall's Stuff

Nuno disse...

Fazes muito bem, é o festival mais original do país. Vemo-nos por lá seguramente.