26 de junho de 2011

Vêm aí os russos! Vêm aí os russos!

Enquanto se comenta as contratações feitas por clubes de futebol com dinheiro russo, que tal aproveitarmos o que os russos dão de graça? Falo de cinema e do arquivo da Mosfilm que está disponível online.

Nas palavras do seu presidente Karen Shakhnazarov, convidado frequente do Fantasporto, "O projecto com o YouTube é muito importante e interessante. O objectivo é oferecer aos utilizador a possibilidade de ver online de forma legal conteúdo vídeo de qualidade, e evitar uso ilegal dos nossos filmes."

O projecto arrancou há seis semanas com cinquenta filmes e estão a ser acrescentados cinco novos todas as semanas. No final serão uns 500. Isso inclui Sergei Eisenstein, Andrei Tarkovsky, Elem Klimov, Grigori Chukhrai...

Como o cinema russo está especialmente concentrado na Mosfilm, isto equivale a dizer que uma das maiores cinematografias está a oferecer-se ao mundo a custo zero (ouviste Hollywood?).

A página Youtube da Mosfilm está em russo, mas podem sempre usar a caixa de pesquisa e as traduções automáticas do browser para encontrarem os vossos futuros títulos favoritos. Para ver o filme, se não souberem russo há legendas em inglês.

Fonte: Wall Street Journal e um alerta dado pelo Paulo Soares.

0 comentários: