11 de maio de 2011

Como produzir um filme

Com a Internet os levantamentos populares tornaram-se moda. Enquanto nalguns sítios fazem simples manifestações ou derrubam governos, outros grupos dedicam-se ao micro-crédito de empresários (Kiva), ao financiamento de bandas musicais (Sell-A-Band) e alguns outros ao financiamento de filmes. É deste último tipo que vou falar hoje.
Estamos numa época de crise e dar uns trocos para ir ao cinema custa mais do que antigamente. Os filmes custam milhões e raramente são do nosso agrado. Então porque não financiar os filmes na fase de produção, fazendo uma boa ideia de que vamos gostar do resultado?

Um site que recomendo deste género é o IndieGoGo. Lá podem navegar por milhares de propostas, de cinema e não só. Se se sentirem generosos, podem até contribuir com um valor simbólico para que o filme seja feito.

Se precisam de um sugestão inicial para se orientarem visitem por exemplo Black Mask (Facebook). Este projecto pretende ressuscitar o film noir e é conduzido pelo Filipe Coutinho que devem conhecer do blog Cinema Is My Life.
Sabem que ele adora cinema. Sabem que ele percebe de cinema. Sabe que ele escreve muito bem sobre cinema (e é bilingue). Só falta saber se ele sabe fazer cinema. Se quiserem saber, o bilhete custa a partir de 10 dólares (7€).

0 comentários: