26 de maio de 2011

"Scenes From a Mall" por Nuno Reis

Este filme tinha tudo para dar certo. Sendo Bette Midler e Woody Allen os protagonistas, qualquer um tinha o carisma, o humor e o sarcasmo para fazer uma relação funcionar. Juntos eram o casal perfeito. A história desenrola-se na Califórnia onde Nick, um vendedor de material desportivo , sempre em fato-de-treino e com rabo-de-cavalo, é ávido frequentador de centros comerciais e ocasionalmente insulta Nova Iorque. O verdadeiro nunca até à data tinha alguma vez visitado um centro comercial e o resto dispensa correcções pois é simplesmente a antítese de Allen. Bette Midler interpreta Deborah, a autora de um livro sobre os encantos do casamento. Só que também não é a pessoa indicada para escrever sobre o tema pois passam o décimo sexto aniversário da união num centro comercial a falar de traição.
Quanto à história em si por difícil que seja de acreditar é isso mesmo. Um casal a festejar o aniversário no shopping e um casamento a ir por água abaixo nesse tempo.
Scenes From a Mall

Mazursky tem andado no cinema por muitos anos. Quando fez este filme já era um reputado realizador e argumentista de comédias, dramas e romances. É por isso estranho ver o resultado desta experiência. "Scenes From a Mall" é uma homenagem a "Scenes From a Marriage" de Bergman, mas passado num centro comercial. Tem pouco de cinema e muito de teatro, mas é dos filmes mais autênticos que se poderia desejar. Isso porque assistir aos 89 minutos do filme ou ficar esse tempo sentado do shopping a ouvir as conversas que nos rodeiam, é uma experiência igualmente interessante e enriquecedora. Apenas um desejo vouyerista justifica que se possa ter interesse por algo que devia ficar na esfera íntima do casal. E apenas uma falta de senso e educação justifica que se leve isso para discussão em público.
Scenes From a Mall

A sátira social está muito datada. O fenómeno do centro comercial não tem a mesma dimensão e cada vez é menos visto como uma aberração, e mais como necessidade. Quanto ao género de pessoas retratadas de certeza que não verão o filme para se reconhecerem no estereótipo de azeiteiro. É um filme que vai perdendo encanto com o passar dos anos até que sirva apenas para estudar aquele fenómeno de época.
Como ponto alto do filme há um mimo - Bill Irwin - que consegue levar a paciência do casal até novos limites. Se eles saíssem do shopping o filme acabava e por isso o mimo tem todo o nosso apoio.

Scenes From a MallTítulo Original: "Scenes From a Mall" (EUA, 1991)
Realização: Paul Mazursky
Argumento: Roger L. Simon, Paul Mazursky
Intérpretes: Bette Midler, Woody Allen, Bill Irwin
Música: Marc Shaiman
Fotografia: Fred Murphy
Género: Comédia
Duração: 89 min.

1 comentários:

Luiz Santiago (Plano Crítico) disse...

Esse eu não conheço. Vou procurar para assistir.