2 de maio de 2011

"What's Up Tiger Lily?" por Nuno Reis

A primeira experiência de Allen como realizador foi em segunda mão. Pode ser uma forma estranha de o descrever, mas o processo em si foi igualmente estranho. A AIP comprou um filme japonês de acção chamado “Kokusai himitsu keisatsu: Kagi no kagi” por 66000 dólares. Perceberam que a história em torno de um microfilme roubado era demasiado confusa para o público ocidental e contrataram o argumentista de "What’s New Pussycat?" para escrever novos diálogos para as cenas.
What’s Up Tiger Lily

Como Allen descreve na abertura, "They wanted in Hollywood to make the definitive spy picture. And they came to me to supervise the project, you know, because I think that, if you know me at all, you know that death is my bread and danger my butter - oh, no, danger's my bread, and death is my butter." (Traduzir) Pode não ser uma questão de pão e manteiga, mas aqui trata-se mesmo de comida. Na nova versão, toda a gente quer uma receita de salada de ovo. Dessa receita depende o futuro de um país e há muita gente disposta a matar e a morrer por ela. Não falta o espião que se acha sedutor, nem as mulheres irresistíveis e toda a estranheza que seria de esperar quando se combina o cinema oriental com os diálogos ocidentais.

Apesar das alterações, o filme continua a ser uma enorme confusão. Por isso é fundamental apreciar como foi possível recriar um filme tendo as filmagens terminado e estando a montagem final concluída. Allen escreve falas que causam enormes gargalhadas desde a primeira cena. Sempre que faz sentido contrói uma história com algum nexo (no sentido humorístico), quando não faz sentido surge algo totalmente diferente a meio. Dá para perceber a história original por trás, mas visto com disposição para a diversão a salada de ovo supera tudo.
What’s Up Tiger Lily

A versão final teve uns acrescentos contra a vontade do segundo realizador - por exemplo, quando aparece a banda The Lovin’ Spoonful - e até parte da dobragem foi regravada sem o consentimento ou conhecimento de Allen. A versão para TV foi novamente alterada. Muito se mudou desde “Kagi no Kagi”, mas é um marco que muito influenciaria o filme seguinte e toda a sua caminhada para o sucesso.


What's Up Tiger Lily?Título Original: "What's Up Tiger Lily?" (EUA, Japão, 1965)
Realização: Senkichi Taniguchi, Woody Allen
Argumento: Woody Allen, Mickey Rose e outros
Intérpretes: Tatsuya Mihashi, Akiko Wakabayashi, Mie Hama
Música: The Lovin' Spoonful
Fotografia: Kazuo Yamada
Género: Aventura, Comédia, Crime, Thriller
Duração: 80 min.

0 comentários: