A primeira experiência de Allen como realizador foi em segunda mão. Pode ser uma forma estranha de o descrever, mas o processo em si foi igualmente estranho. A AIP comprou um filme japonês de acção chamado “Kokusai himitsu keisatsu: Kagi no kagi” por 66000 dólares. Perceberam que a história em torno de um microfilme roubado era demasiado confusa para o público ocidental e contrataram o argumentista de "What’s New Pussycat?" para escrever novos diálogos para as cenas.
![What’s Up Tiger Lily](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uCnXnYPnRwVAKLWhh9EiLz0Lws9gEj1GDBYzCo6lo449UmKFIWp2M4yRMkDDP7aIKcn5p4_jVUHds17XoSEnyVTR8hTYtIj5ENnkxdBPtxoz19aAc0Dr_OTCtJrTM33SbcMpN9yfIkkralZy2LJQ40h4DLUQ=s0-d)
Como Allen descreve na abertura, "They wanted in Hollywood to make the definitive spy picture. And they came to me to supervise the project, you know, because I think that, if you know me at all, you know that death is my bread and danger my butter - oh, no, danger's my bread, and death is my butter." (Traduzir) Pode não ser uma questão de pão e manteiga, mas aqui trata-se mesmo de comida. Na nova versão, toda a gente quer uma receita de salada de ovo. Dessa receita depende o futuro de um país e há muita gente disposta a matar e a morrer por ela. Não falta o espião que se acha sedutor, nem as mulheres irresistíveis e toda a estranheza que seria de esperar quando se combina o cinema oriental com os diálogos ocidentais.
Apesar das alterações, o filme continua a ser uma enorme confusão. Por isso é fundamental apreciar como foi possível recriar um filme tendo as filmagens terminado e estando a montagem final concluída. Allen escreve falas que causam enormes gargalhadas desde a primeira cena. Sempre que faz sentido contrói uma história com algum nexo (no sentido humorístico), quando não faz sentido surge algo totalmente diferente a meio. Dá para perceber a história original por trás, mas visto com disposição para a diversão a salada de ovo supera tudo.
![What’s Up Tiger Lily](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vBXIqV4G1fLWHRxk0e2_Y-myVSkmpvgbl8Sji8SHcOl_kEdNF6M7RU6cKZUi0dumA185-f3kuH-ond2SXGtYsgompjqsLiI8Hulx4mOTlUNQWTBwD2ChVukMQuBughlMKfbCPcGygkV_px9IrueO0BQkrx4g=s0-d)
A versão final teve uns acrescentos contra a vontade do segundo realizador - por exemplo, quando aparece a banda The Lovin’ Spoonful - e até parte da dobragem foi regravada sem o consentimento ou conhecimento de Allen. A versão para TV foi novamente alterada. Muito se mudou desde “Kagi no Kagi”, mas é um marco que muito influenciaria o filme seguinte e toda a sua caminhada para o sucesso.
Como Allen descreve na abertura, "They wanted in Hollywood to make the definitive spy picture. And they came to me to supervise the project, you know, because I think that, if you know me at all, you know that death is my bread and danger my butter - oh, no, danger's my bread, and death is my butter." (Traduzir) Pode não ser uma questão de pão e manteiga, mas aqui trata-se mesmo de comida. Na nova versão, toda a gente quer uma receita de salada de ovo. Dessa receita depende o futuro de um país e há muita gente disposta a matar e a morrer por ela. Não falta o espião que se acha sedutor, nem as mulheres irresistíveis e toda a estranheza que seria de esperar quando se combina o cinema oriental com os diálogos ocidentais.
Apesar das alterações, o filme continua a ser uma enorme confusão. Por isso é fundamental apreciar como foi possível recriar um filme tendo as filmagens terminado e estando a montagem final concluída. Allen escreve falas que causam enormes gargalhadas desde a primeira cena. Sempre que faz sentido contrói uma história com algum nexo (no sentido humorístico), quando não faz sentido surge algo totalmente diferente a meio. Dá para perceber a história original por trás, mas visto com disposição para a diversão a salada de ovo supera tudo.
A versão final teve uns acrescentos contra a vontade do segundo realizador - por exemplo, quando aparece a banda The Lovin’ Spoonful - e até parte da dobragem foi regravada sem o consentimento ou conhecimento de Allen. A versão para TV foi novamente alterada. Muito se mudou desde “Kagi no Kagi”, mas é um marco que muito influenciaria o filme seguinte e toda a sua caminhada para o sucesso.
Título Original: "What's Up Tiger Lily?" (EUA, Japão, 1965) Realização: Senkichi Taniguchi, Woody Allen Argumento: Woody Allen, Mickey Rose e outros Intérpretes: Tatsuya Mihashi, Akiko Wakabayashi, Mie Hama Música: The Lovin' Spoonful Fotografia: Kazuo Yamada Género: Aventura, Comédia, Crime, Thriller Duração: 80 min. |
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